Secretaria de Saúde promove campanha de combate à violência contra o idoso

No dia 15 de Junho, foi comemorado o Dia de Combate Violência Contra a Pessoa Idosa. A data, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, foi criada para que tal prática não se banalize como algo normal e que sejam idealizadas estratégias de prevenção e enfrentamento dos casos de abuso.

Em observância a esse tema tão relevante, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, entre os dias 15 e 17 de junho, a Campanha de referido tema, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de combater qualquer tipo de violência, ato que viola os direitos humanos. Ao longo da programação, foram realizadas atividades com os profissionais da saúde, sociedade e idosos.

Para o secretário municipal de Saúde de Janaúba, o sanitarista Gilson Urbano, tanto a data, como a campanha lançada pela secretaria, são de grande relevância e, devem contar com o envolvimento de todos, já que, o que está em jogo são a proteção e a integridade física, entre outros direitos dos idosos, que ao serem desrespeitados, também representam uma forma de violência contra essas pessoas.

No dia 15, na abertura da campanha, foram realizadas ações como palestras, rodas de conversa, vídeos e teatros em Unidades Básicas de Saúde da cidade, assim como uma visita ao Asilo, com a presença de parceiros como a Pastoral da Saúde, e as doutoras do riso, que proporcionaram um momento de descontração aos idosos.

Em uma sessão solene, na Câmara Municipal, foi discutido o tema e apresentado um texto com embasamento no Estatuto do Idoso e criação do Comitê de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. No dia 16, o Clube ABIP foi palco de um passeio, com café da manhã, atividades físicas, dança e sorteio de brindes. O encerramento da campanha aconteceu no dia 17, com um mutirão de saúde nas UBSs, onde os idosos foram contemplados com atendimentos exclusivos.