Governo do Estado habilita leitos da UTI do Hospital Regional na rede de Urgência e Emergência

Com a nova habilitação, a diária para cobrir custos com procedimentos médicos, que é atualmente é de R$ 640,00, passa para R$ 860,00

A Saúde de Janaúba dá mais um passo importante e conquista a habilitação de oito dos dez leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Janaúba, na rede de Urgência e Emergência. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira, 18 de maio, pelo secretário Municipal de Saúde, o sanitarista, Gilson Urbano, direto de Belo Horizonte, onde cumpria agenda de trabalho, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas.

De acordo com o secretário, em 2012 foram implantados os leitos de urgência e emergência do complexo SAMU. Esse serviço de saúde foi implantado nas cidades de Montes Claros, Brasília

de Minas Taiobeiras, Pirapora, e em Janaúba. Contudo, os leitos de Janaúba não foram habilitados na rede de Urgência e apenas como UTI de diária normal, afirma o secretário. A diária da UTI é de R$ 640,00 e da Rede Urgência, R$ 860,00. Desde então, Janaúba vinha buscando essa habilitação, e quando o secretário de Saúde, Gilson assumiu a referida pasta, iniciou-se um processo de negociação com o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Minas, com o apoio dos deputados, Paulo Guedes (estadual) e Saraiva Felipe (federal). Nessas novas bases de negociação, segundo Urbano, a Secretaria de Saúde janaubense optou por uma nova proposta baseada na nova Portaria n° 17.54/2014. “Essa portaria é mais vantajosa e permite a habilitação de novos leitos, sem os trâmites muito mais buracráticos de uma portaria editada anterior à atual”, disse o gestor da saúde da Região de Saúde de Janaúba que engloba 16 municípios.

Na quarta-feira, 17 de maio, conforme Gilson Urbano foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual (CIB-SUS-MG), em Belo Horizonte, durante assembleia com o secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira, o secretário de Janaúba, Gilson Urbano, e a diretoria do COSEMS (Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde) do Estado, a habilitação dos leitos da UTI na Rede Urgência e Emergia, inclusive, retroagindo a agosto de 2014. Isso significa que a Secretaria de Saúde de Janaúba irá receber o valor de R$ 780 mil retroativos. Além do recebimento desse recurso, passa agora a receber a partir de junho deste ano, a quantia de R$ 266.851,99 / mensal, para o custeio da UTI. Dos 10 leitos, hoje existentes, 8 foram habilitados, passando a receber do governo do Estado, por diária, o total de 864,00. Ainda segundo o secretário Gilson,

mediante a nova habilitação da UTI, além de melhorias dos serviços de urgência e emergência, a medida também representa a disponibilização de mais recurso para a saúde, incluindo a complementação de mais investimento em exames, graças à uma receita de R$ 90 mil/por mês.

Segundo o secretário de Saúde janaubense ao longo de todo o pleito pela habilitação da UTI do Regional, houve muitas reuniões com o prefeito, Yuji Yamada, que sempre se manteve informado sobre esse processo, o que demonstra sua sensibilidade com a área de saúde, uma das prioridades de seu governo.

Além do Hospital Regional, Janaúba também conta com os serviços da Fundajan, que realiza atendimento ambulatorial e atendimento com internação hospitalar nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia, além de UTI Neonatal, com 10 leitos efetivos.

TOMÓGRAFO

O secretário de Saúde, ainda informou direto de Belo Horizonte, na quinta-feira, 18, que no próximo dia 10 de julho, a previsão é de que seja inaugurado o funcionamento do tomógrafo, instalado no Hospital Regional. Para essa inauguração são aguardas várias autoridades locais, regionais e do Estado. Entre elas, ele cita, os deputados Saraiva Felipe, Paulo Guedes, além de representantes da Secretaria de Saúde de Minas. O secretário Urbano, disse que na oportunidade vários anúncios relacionados a investimentos importantes serão feitos à sociedade janaubense e regional.