Seminário da Agricultura Familiar leva centenas de produtores ao Centro Cultural

Para o secretário de Planejamento, João Coragem, o seminário que integrou a programação da 34ª Expô Janaúba, superou todas as expectativas

Através de iniciativa da Prefeitura Municipal de Janaúba e Secretaria de municipal de Planejamento, Casa do Empreendedor, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) - gerência Regional de Janaúba, Emater e Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), além dos parceiros, foi realizado no último dia 30 de maio, em Janaúba, o Seminário da Agricultura Familiar. O evento que integrou a programação da 34ª Expô Janaúba teve como palco o Centro Cultural do Sindicato Rural.
Prestigiado por autoridades, como o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o vice, Rodrigo Rodrigues, prefeitos de Jaíba, Serranópolis de Minas e Riacho dos Machados, superintendente da Codevasf, em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, deputado federal, José Silva, José Benedito Nunes Neto - superintendente da Sedivan em Minas, vereador e presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Sérgio Henrique Coelho, representante da Adeseg, presidente do Sindicato Rural, José Aparecido Mendes, Jadilson Borges – gestor do Sebrae na Serra Geral, entre outros representantes da sociedade local e regional, a exemplo de empreendedores, o seminário superou todas as expectativas.
A prova disso foi o expressivo número de pequenos produtores que lotaram as dependências do Centro Cultural, segundo o secretário de Planejamento municipal de Janaúba, João Carlos Barbosa Santos (João Coragem).
Ainda de acordo com João Coragem, o seminário da agricultura familiar que faz parte dos eventos da exposição Janaúba foi de grande importância para os participantes, levando em conta as palestras direcionadas para pequenos produtores familiares, como forma de administrar as pequenas propriedades rurais, gerar lucros e manter o homem no campo, evitando assim o êxodo rural. A casa do empreendedor, com apoio do SEBRAE, Sindicato rural, Adeseg, emater e ACIJAN tiveram a oportunidade de receber vários produtores para este grande evento. Na minha avaliação nossos objetivos foram totalmente alcançados, pois levamos conhecimento, capacitação e congraçamento entre o público presente, sendo que no final as avaliações foram totalmente positivas e de pleno êxito.
Presente ao seminário, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, enalteceu a iniciativa dos organizadores, caso dos responsáveis pela Secretaria de Planejamento, Casa do Empreendedor, Sebrae, demonstrando, assim o seu reconhecimento ao evento que é grande relevancia aos agricultores familiares.
O deputado federal, José Silva, que também prestigiou o seminário da agricultura familiar, parabenizou a prefeitura e todos os envolvidos pela realização. Na oportunidade, ele destacou o papel dos agricultores familiares na produção de alimentos, remetendo-se ao seu passado, ao relembrar que veio da roça, e conhece de perto as necessidades dos trabalhadores desse seguimento, que precisam ser valorizados quanto os trabalhadores urbanos.