SECRETARIA DE SAÚDE DEBATE MELHORIAS PARA O SETOR, E LANÇA MAIS QUATRO PROGRAMAS EM SEMINÁRIO MUNICIPAL

Entre os programas está o Saúde em Casa, que leva atendimento em domicílio, para pacientes acamados e com dificuldades de locomoção.

Dentro da programação do Maio Verde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira (22), mais uma importante ação. Trata-se do Seminário Municipal de Saúde Pública, com o tema: Descentralizar para conhecer, Regionalizar para governar, Ampliar a clínica para cuidar.

O evento aconteceu no Centro Cultural do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Janaúba, no período da tarde, e contou com a presença de autoridades, como o prefeito Yuji Yamada, vice-prefeito, Rodrigo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Coelho, vereador Adauri Cordeiro (presidente da Comissão de Saúde) da Câmara Municipal, Claudijane Santos Gomes - Coordenadora da Defensoria Pública, secretário municipal de Saúde, Gilson Urbano de Araújo, além da Dra. Carla Gonzaga - Articuladora da Rede de Atenção à Saúde local, Cecília Freitas - Enfermeira- Coordenadora de Estratégia de Saúde da Família janaubense, demais profissionais da Saúde gorutubana, e os palestrantes: professor Dr. Carlos Alberto Quintão Rodrigues - Odontólogo, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Mestre em

Ciências da Saúde – UNIMONTES, Coordenador Geral dos Programas de Residência Mulprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria e Professor da UNIMONTES. Professora Dra. Rizoneide Negreiro - Enfermeira, Professora Dra. Emérita da UFMG. Membro do NESCON/UFMG/M.S e Dr. Rogério Avelar - Engenheiro, Ex-Prefeito de Lagoa Santa (2006-2012) e ex-presidente da GRANBEL - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A mediação dos debates ficou sob a responsabilidade do secretário Urbano e da enfermeira, Katherine Tolentino.

O Seminário foi aberto pelo secretário, Gilson Urbano, que agradeceu aos presentes, o apoio do prefeito Yuji Yamada, do seu vice-Rodrigo Rodrigues, do secretário de Obras Domingos Pereira (Duzim), e da sua equipe, fundamental na realização de sua gestão à frente da pasta da saúde. O secretário destacou a importância do Programa Olhar Janaúba, que assegura quase três mil consultas a crianças e adultos, lançado durante a Jornada Gorutubana, em um mutirão oftalmológico.

O gestor da saúde falou do grande desafio em promover uma saúde de qualidade, especialmente num momento em que a “saúde é mal financiada” no Brasil. Admitiu que o atraso no repasse de recurso pelo governo estadual tem dificultado a atuação da Secretaria municipal de Saúde no município. Com recursos retidos, ele afirmou que a secretaria foi obrigada a comprar R$ 340 mil em medicamentos com recurso próprio. Caso essa incerteza, perdure por mais tempo, Urbano informa que mais R$ 150 mil poderão ser gastos com a aquisição de mais medicamentos. O secretário de Saúde questionou o tratamento que o município de Janaúba, polo e referência em saúde na região da Serra Geral de Minas, vem recebendo das autoridades, e claro do governo. Ainda segundo Gilson, o seminário é uma forma de chamar a atenção das autoridades para que Janaúba tenha voz e vez, levando em conta sua importância na atuação em saúde na região.

Também presente no seminário o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, ressaltou a importância do evento para que todos possam entender melhor a

saúde. Agradeceu ao secretário pela mobilização que resultou na relevante iniciativa da Secretaria municipal de Saúde.

O vice-prefeito Rodrigo comemorou os cem dias de Gilson Urbano como gestor da Saúde de Janaúba, ao afirmar que, agora ela passa a acontecer com novos olhares. Afirmou que envidará todos os esforços possíveis para viabilizar a busca de recursos para a saúde junto ao deputado federal, Saraiva Felipe, Fernando Pimentel e o governo federal.

No curso do seminário o secretário de Saúde e o vice-prefeito Rodrigo Rodrigues, assinaram a ordem de compra de novos equipamentos odontológicos. Também foi anunciado o investimento de R$ 60 mil para custeio. O recurso, segundo Urbano foi viabilizado pelo vice-prefeito junto ao governo federal, através do Programa Brasil Sorridente.

Ao final do Seminário Municipal de Saúde Pública, quatro novos programas que formam as linhas de cuidados do Maio Verde foram lançados. São eles: Mãe Gorutubana - que objetiva proporcionar melhor assistência às gestantes, especialmente no que se refere à política de pré-natal. Viver Melhor – voltado ao cuidado de diabéticos e hipertensos. Melhor em Casa – que tem como finalidade prestar melhor assistência aos pacientes acamadas, idosos, entre outros, que têm dificuldade de locomoção. Janaúba Sorridente – programa com vistas a melhorar a saúde bucal.