Secretaria de Saúde realiza passeata pela Semana da Luta Antimanicomial

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, dando continuidade à programação da X Semana da Luta Antimanicomial, realizou na última segunda-feira, dia 18 de maio, uma passeata com a comunidade, usuários e trabalhadores da Saúde Mental, com saída do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) até a sede da Prefeitura Municipal de Janaúba.

Na ocasião, a Coordenadora Municipal da Saúde Mental, Marilena Soares Araújo, leu a Carta Manifesto ao 18 de Maio de 2015, assinada pelo Secretário de Saúde, Gilson Urbano e que traz a importância e a reafirmação da reforma antimanicomial.

O Secretário de Saúde, Gilson Urbano, parabenizou a equipe de Saúde Mental e seus parceiros, e reforçou a luta pela inclusão das pessoas com sofrimento mental em serviços com maior dignidade, respeitando os direitos humanos. Gilson destacou também a defesa das crianças e adolescentes, em relação a exploração sexual, propondo a efetivação política para tais questões.

O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, agradeceu os envolvidos na Semana da Luta Antimanicomial e enfatizou a importância da caminhada dos trabalhadores e usuários da Saúde Mental.

O evento foi finalizado com duas apresentações: uma teatral e outra de dança, feitas por trabalhadores e usuários da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil

(UAI). A peça mostrou um pouco da luta diária de quem convive com a dependência química e encontra tratamento nos serviços da Saúde Mental.