Janaúba é contemplada com Universidade Aberta

Lançamento oficial do polo UAITEC, de ensino gratuito e à distância, foi no último dia 18 de fevereiro, na Cidade Administrativa

Roberta Bertolusci

No último dia 18, a secretária de Educação do município de Janaúba, Maria Marta Guimarães, e o coordenador municipal de Tecnologias da Informação e Comunicação, Thalis Antunes de Souza, estiveram na capital mineira, para participar do lançamento oficial da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC) e trouxeram a boa notícia: a cidade terá o polo de ensino gratuito e de educação à distância. A unidade UAITEC oferecerá de cursos profissionalizantes, a graduações e até pós-graduação (mestrado e doutorado).

A solenidade de lançamento teve a participação do Governador de Minas, Antonio Anastasia, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, e do representante da Superintendência de Inovação Social da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES), Haroldo França. Também estiveram presentes o deputado estadual Luiz Henrique, a superintendente regional de Ensino de Janaúba, Maria Eni Santos Fróes, e o reitor da UFVJM (Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri), o professor Dr. Pedro Ângelo Abreu.

Durante o evento, os participantes conheceram um pouco da estrutura dos polos. Foi mostrada uma sala de videoconferência que cada unidade receberá com câmeras de video apropriadas, televisões de alta resolução, lousa digital e outros equipamentos adequados para a ministração dos cursos. Também foi apresentado o cronograma de distribuição das unidades UAITEC no estado e a inauguração do polo em Janaúba está prevista para o início do mês de junho deste ano.

Para o coordenador municipal de Tecnologias da Informação e Comunicação, Thalis Antunes, a implantação deste polo representa uma conquista para o município. “A UAITEC, através do ensino gratuito e semi-presencial, vai proporcionar mais oportunidades de profissionalização e de inserção no mercado de trabalho”, ressaltou, em tom de expectativas positivas.