JORNADA GORUTUBANA DE SAÚDE GARANTE ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO A QUASE TRÊS MIL PESSOAS

A iniciativa da Jornada é da Secretaria Municipal de Saúde, e integra o conjunto de atividades das ações do Maio Verde.

Com pouco mais de três meses à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, o sanitarista, Gilson Urbano, consegue empreender ações de melhorias na gestão da importante pasta que já alcança resultados positivos aos olhos de todos.
Além de colocar em dia as contas da secretaria, o novo gestor da Saúde de Janaúba, instituiu no município o Maio Verde - importante programa que reúne diferentes políticas públicas de saúde. Essas políticas se dividem na regionalização da saúde, através da implantação das Policlínicas Regionais, já inauguradas, o programa Olhar Janaúba, que tem como objetivo regularizar o fluxo na área oftalmológica do município, bem como, acabar com a demanda reprimida desse setor. Para tanto, durante a realização da 1ª Jornada Gorutubana de Saúde, no último sábado (15), das 4 mil crianças de 6 a 10
anos, convidadas, 2.216 compareceram à jornada, realizada em três escolas janaubenses, e nas três policlínicas. Do total de crianças atendidas que se foram submetidas a testes de acuidade visual, 332 apresentaram alterações e foram encaminhadas para consultas oftalmológicas, que serão agendadas a partir do próximo dia 1° de junho. As informações são da enfermeira e coordenadora de Estratégia da Saúde da Família de Janaúba.
Além do atendimento oftalmológico infantil viabilizado pelo programa Olhar Janaúba, a Jornada Gorutubana ainda culminou com o agendamento de 600 consultas oftalmológicas ofertadas a adultos.
O secretário Municipal de Saúde, Gilson Urbano comemorou o resultado da Jornada, ao reconhecer a sua importância para as crianças atendidas, assim como às pessoas adultas que, a partir da iniciativa vão poder acessar as políticas de saúde ocular, graças à contratação de um expressivo número de consultas.