Notícias

SINAL ABERTO PARA A SAÚDE

Secretaria de Saúde inaugura a primeira linha de cuidado do Projeto Maio Verde: as Policlínicas Regionais de Saúde

Ao completar cem dias de gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, o sanitarista Gilson Urbano, lança o projeto Maio Verde. A iniciativa engloba diferentes linhas de cuidados voltadas à população. Uma dessas ações, que visam melhorar o acesso e a assistência da população à saúde, são as Policlínicas Regionais de Saúde: Regional Centro (UBS Herlinda Silveira), Norte (UBS Milton Borém), e Regional Sul (UBS Zacarias Farias Vieira), inauguradas na tarde desta quinta-feira, 14 de maio.


A cerimônia de inauguração aconteceu na Regional Centro - UBS Herlinda Silveira, na Praça do Triângulo, bairro Padre Eustáquio, e contou com a presença de autoridades, como o prefeito do município, Yuji Yamada, o próprio secretário, Gilson Urbano, profissionais de saúde, representantes da comunidade local, os vereadores Adauri Cordeiro, presidente da Comissão de Saúde, Carlos Isaildon e o líder do prefeito na Câmara Municipal, Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira.


As Policlínicas Regionais de Saúde representam uma nova política de saúde em Janaúba. Tem como finalidade ampliar a carteira de atendimentos especializados ofertados aos usuários, como endocrinologia, nutricionista, pediatria, genecologia, eletrocardiograma, assistência farmacêutica, eletrocardiograma, telemedicina, fisioterapia entre outros, que deverão ser colocados em prática a partir do mês de junho. Classificada como uma política de saúde, não pronta, não acabada, as Policlínicas Regionais de Saúde, surgem como proposta que se aperfeiçoam a cada dia, ao passo em que novas ações dessa linha de cuidado se realizem.


Para o secretário, Gilson Urbano, as policlínicas regionais integram as ações do Maio Verde, que além de descentralizar a política de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba, visa trazer a saúde para mais próximo das pessoas.


Ainda de acordo com Urbano durante as ações do Maio Verde a Secretaria de Saúde irá disponibilizar 1.200 consultas oftalmológicas para crianças e adolescentes com faixa-etária entre zero a 16 anos, através do Programa Olhar Janaúba. Serão lançados ainda os programas Mãe Gorutubana e Viver Melhor (para cuidar melhor das gestantes, hipertensos e diabéticos). O gestor da Saúde janaubense também informa que, as ações do Maio Verde visam ainda como objetivo acabar com demandas reprimidas de consultas, dinamizando assim o atendimento aos usuários no sistema de saúde pública municipal.


Conforme o sanitarista, Gilson Urbano, ele espera que em 2016, quando o projeto das policlínicas regionais de saúde for concluído, o gerente de cada região de saúde, um total de três ganhará status de secretário.


Ao concluir seu discurso o dirigente da saúde gorutubana deixou um recado àqueles que não prestam um bom serviço aos usuários da saúde pública no município: “Vamos cuidar melhor da população de Janaúba, o SUS não é lugar para fazer bico”. Completando, afirmou que mais de 70% dos médicos que formam no Brasil dependem do SUS para conquistar o primeiro emprego.


O prefeito Yuji Yamada que prestigiou a inauguração das policlínicas regionais de saúde enalteceu o trabalho do secretário de Saúde, Gilson Urbano e equipe.


Parabenizou a todos os envolvidos na iniciativa que classificou como relevante para a melhoria da oferta de serviços de saúde à população.


O vereador Adauri Cordeiro, presidente da Comissão de Saúde do município de Janaúba, reconheceu o trabalho inovador do secretário Urbano à frente da Saúde, o que tem proporcionado melhorias ao sistema no município. Agradeceu ao prefeito Yuji e os profissionais da área pela nova agenda de saúde que ora se inaugura no município gorutubano.


A princípio, será responsável pela cobertura de 35% de toda a população janaubense que equivale a muitos municípios, a exemplo de Monte Azul, localizado na região da Serra Geral de Minas.


Na oportunidade, Urbano, falou do árduo trabalho que desenvolve como gestor da Saúde janaubense, ao render homenagem á sua equipe de saúde que, segundo ele não mediu esforços ao trabalhar 12 e 14 horas por dia para construir e inaugurar uma nova agenda de saúde no município em prol da população.


Enalteceu o trabalho de todos os gestores que o antecederam ao reconhecer a importância de cada deles


 


MAIO VERDE - SINAL ABERTO PARA A SAÚDE


Mutirão de Oftalmologia


OLHAR JANAÚBA


POLICLÍNICAS REGIONAIS


JORNADA GORUTUBANA DE SAÚDE


SEMINÁRIO DE SAÚDE PÚBLICA


PROGRAMA VIVER MELHOR


MÃE GORUTUBANA


X SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL


AMPLIAÇÃO DA COBERTURA ASSISTENCIAL DO VIVA VIDA


o MAIO VERDE abre a agenda positiva da Saúde de Janaúba. A qualificação da gestão do SUS implica em buscar capacitar nossa equipe para apresentar a comunidade e região soluções de resolubilidade da assistência através dos processos de descentralização para conhecer as demandas da saúde, regionalizar para governar de forma cooperativa e solidária e ampliar a clínica como esforço de todos para cuidar de nossos usuários de forma integral.