PREFEITURA DE JANAÚBA DOA TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL DO CÂNCER DA SANTA CASA

A Prefeitura de Janaúba e a Santa Casa de Montes Claros realizaram no dia 23 de abril, na sede da Administração Municipal, solenidade para assinatura de Termo de Doação de Terreno doado pelo próprio município, destinado à construção de um Hospital da Santa Casa.

O terreno, localizado no Parque Industrial Clarita, tem área de 15.060.70 m e será utilizado para a instalação de uma unidade de tratamento do câncer em Janaúba, visando atender à demanda crescente por atendimentos oncológicos na região. Com esse passo, abre-se uma nova perspectiva para a descentralização de serviços especializados no combate ao câncer. Para tanto, a Santa Casa buscará parcerias, públicas e privadas, no sentido de atrair recursos com o objetivo de concretizar esta expectativa em um projeto viável e real no menor tempo possível.

Estiveram presentes na solenidade de assinatura, o Prefeito Municipal de Janaúba, Yuji Yamada, o Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, o Diretor de Negócios, Hugo Soares, empresários do Parque Industrial Clarita e representantes da Administração Municipal.

Atuação

A Santa Casa de Montes Claros, preocupada com o aumento da incidência de câncer no Brasil, considerada uma epidemia, cujas estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer apontam para 500 mil novos casos no ano de 2015, será responsável pelo empreendimento em parceria com a Administração Municipal de Janaúba.

A Santa Casa de Montes Claros, em seu trabalho e atuação para preservar vidas, consolida-se no Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia como a principal referência em tratamento do câncer, e oferece assistência humanizada a pacientes em tratamento e familiares, com alto nível profissional e recursos tecnológicos na prevenção e tratamento da doença, que, a cada dia, afeta a vida e interfere no cotidiano de mais pessoas. No ano de 2014, a Santa Casa realizou cerca de 6 mil consultas oncológicas, mais de 12 mil sessões de quimioterapia, incluindo SUS e convênios, além de 52 mil procedimentos de radioterapia.

De acordo com o Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, o maior hospital do Norte de Minas, referência em atendimentos de alta complexidade na região, tem despertado o interesse de outros municípios, no sentido de firmar parcerias para atuação em prol da saúde regional.

“Essa parceria com a Prefeitura de Janaúba, visando instalar uma unidade de tratamento do câncer, doença responsável pelo maior número de mortes na atualidade, vai ampliar os horizontes da Santa Casa a nível regional, possibilitando unir esforços e concretizar esse empreendimento, que visa ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos, praticando a prevenção, favorecendo o diagnóstico precoce, o sucesso do tratamento e a cura do câncer. Para isso, vamos aliar nosso conhecimento e a nossa experiência de gestão para salvar mais pessoas e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, conclui.