JANAÚBA SERÁ SEDE EM ETAPA MICRORREGIONAL DOS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS

Modalidades de futsal, handebol, vôlei, basquete e xadrez são os esportes que fazem parte da segunda etapa, a microrregional, dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2015), o maior e mais importante programa esportivo-social do Estado. A competição irá ocorrer no período de 20 a 25 de abril de 2015, e Janaúba é uma das 53 sedes espalhadas no estado. Serão 37 escolas inscritas, representando quatorze municípios que participarão desta etapa: Catuti, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Mato Verde, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia. Os vencedores da etapa microrregional são selecionados para a fase regional, que acontecerá em Montes Claros. A cerimônia de abertura da etapa será realizada no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba, dia 20 de abril, às 19h30. Os jogos iniciam 8h da manhã, no mesmo dia.

O Minas Olímpica/JEMG é um programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Janaúba através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura e a Superintendência Regional de Ensino.

Segundo informações do diretor de esporte, Luiz Carlos de Oliveira, o professor Luizão, participam do JEMG alunos-atletas dos ensinos fundamental e médio, em uma média de 300 participantes, que estarão alojados nas escolas estaduais Maurício Augusto Azevedo, José Gorutuba e nos colégios Sejan e Prêmio. Para o professor, a grande importância da realização dos jogos escolares está na parte social, e na movimentação do comércio e divulgação da cidade. “O esporte é, sem dúvida, o maior meio de integração de um povo”, comenta.

O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, considera o JEMG um evento que contribui para a educação e formação cidadã do estudante através do esporte. “É um aprendizado que deve ser incorporado na vida escolar do aluno”, explica.