Dia Mundial de Saúde é comemorado com alimentação saudável e atividades físicas

Sete de abril é o Dia Mundial da Saúde. Para comemorar tão importante data a Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba firmou parceria com outras secretarias, empresas públicas e privadas. A iniciativa do Município foi coordenada pela equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social. O evento teve como tema: Alimentação Saudável e Segura - segurança do campo á mesa (e em qualquer lugar) e ainda contou com atividades físicas. O citado evento teve o objetivo de entreter e informar a população sobre os temas de promoção de saúde e estimular a alimentação saudável e segura, bem como, a importância da prática de atividade física, promover a interação social crescente entre a população e os profissionais da saúde com os parceiros envolvidos, incentivar e valorizar o esporte e a cultura local, proporcionando mudanças qualitativas nos seus cotidianos, através das atividades desenvolvidas no local.
As ações realizadas pelos profissionais de saúde e do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade), na Praça do Triângulo, foram a montagem de mesa com alimentos saudáveis, orientação nutricional com distribuição dos alimentos, atividades físicas aeróbicas, dança, peteca, pula-pula, apresentação de capoeira e karatê, entre outras atividades. Houve também a importante participação de agentes da Pastoral da Saúde, servindo chás de ervas medicinais.
O Secretário Municipal de Saúde de Janaúba, o sanitarista Gilson Urbano, juntamente com os secretários municipais Euler Rodrigues (Promoção Social) e Domingos Pereira (Obras e Serviços Urbanos) e o vereador Adauri Cordeiro, representando a Câmara Municipal de Janaúba, onde também é Presidente da Comissão de Saúde, prestigiaram o evento.
De acordo com o secretário Gilson Urbano, a comemoração do Dia Mundial da Saúde foi momento, oportunidade de aproximar cada vez mais os cidadãos gorutubanos dos profissionais de saúde, do esporte e da cultura, quando receberam informações claras e acessíveis, sendo motivada a alimentação saudável e segura e a prática de atividades físicas como fatores de promoção á saúde.
A mobilizadora social em saúde, Idalice Celestina agradeceu aos profissionais envolvidos, parceiros, colaboradores e a cada participante que tornaram o evento um sucesso.
De acordo com Idalice Celestina de Souza Martins, o evento coordenado pela equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social em parceria com outras secretariais municipais e parcerias, foi realizado sem custo adicional ao Fundo Municipal de Saúde. Ainda, segundo Idalice Martins, da equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social, os alimentos, produtos e atividades desenvolvidas no evento foram obtidos via contribuição de instituições e entidades que apoiaram o projeto.
Os agentes da Secretaria Municipal de Saúde e do Pelc orientaram o público sobre a nutrição, alimentação saudável e segura, além do preparo dos alimentos. Houve a distribuição de alimentos e atividade física, como capoeira, danças e dicas sobre o melhor procedimento quanto aos exercícios físicos.