Prefeito Yuji apresenta demandas ao secretário Tadeu Martins Leite

A Sedru atua com foco no desenvolvimento regional e política urbana

Foto: Secretário de estado, Tadeu Martins Leite à esquerda, com o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada e o chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Nunes

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, deputado estadual Tadeu Martins Leite, recebeu em Belo Horizonte o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, acompanhado do chefe de gabinete, Paulo André Nunes, para tratar de demandas nas áreas de infraestrutura, saneamento e habitação.

Dentre os temas discutidos, está a pavimentação, recapeamento e recuperação de vias públicas, a construção de módulos sanitários em residências que não contam com instalações sanitárias adequadas e a reforma e revitalização de praças, entre elas a Dr. Rockert, a da Matriz (Catedral) e em alguns bairros da cidade e nos distritos. “Toda cidade precisa de estrutura física e de planejamento para o crescimento e no desenvolvimento, planejamento e infraestruturas locais”, afirmou o secretário.

O prefeito Yuji pleiteou, ainda, recursos para construção e reformas de moradia para famílias de baixa renda e comunidades quilombolas. “A Sedru é a responsável pelas ações de infraestrutura urbana no Estado e precisamos desta parceria, na busca de recursos, de apoio técnico e de planejamento, para que possamos promover melhorias estruturais em nosso município”, disse o prefeito.

O subsecretário de política Urbana, Bruno Alencar Oliveira, salientou a importância de fomentar o planejamento urbano nos municípios, e colocou a secretaria à disposição de Janaúba e dos municípios da região, como articuladora, por meio de ações que promovam o desenvolvimento regional sustentável.

Diante do contexto de escassez hídrica da região, foram discutidas ações de enfrentamento à seca, como a instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água (poço tubular profundo) no município, para captação subterrânea, tratamento da água, reserva e distribuição. Tadeu Martins Leite reafirmou que o semiárido mineiro terá um destaque especial no plano de saneamento do Governo de Minas, com ações definitivas e efetivas e que a Sedru será grande parceira na execução deste plano.