Janaúba tem novo Plano Diretor

Momento em que o prefeito de Janaúba, acompanhado de autoridades e assessores entrega ao presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Coelho, o novo Plano Diretor do Município de Janaúba.
O novo Plano Diretor da cidade foi sancionado na última terça-feira (24) pelo prefeito Yuji Yamada. O Plano, que passou por uma discussão que se estendeu por mais de um ano, é o documento responsável por ordenar o crescimento urbano e o desenvolvimento de iniciativas que transformam a cidade nos próximos anos. Ele estabelece novos critérios de zoneamento urbano e ocupação do solo da cidade, em função da expansão imobiliária e do avanço dos empreendimentos comercial, industrial e universitário.
O texto final reuniu emendas aprovadas pelos vereadores e as propostas apresentadas em audiências públicas. “O plano resulta da combinação do trabalho do Executivo, do Legislativo e de diversos setores da sociedade civil, que contribuíram ativamente no processo de debate e aperfeiçoamento da proposta”, afirmou Yuji. O presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Coelho, destacou a forma participativa com que foi elaborado o Plano. "Observamos cada uma das emendas que foram apresentadas ao projeto e a imensa maioria delas foram bastante pontuais. Várias delas vieram aprimorar o projeto".
A proposta foi elaborada por um Conselho Gestor, que foi coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, da Câmara Municipal, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, das Lojas Maçônicas, dos servidores públicos e de entidades comunitárias. O Secretário Municipal de Planejamento, João Carlos Barbosa (João Coragem), ressaltou que a sanção da lei não descarta novas discussões sobre temas pontuais presentes no documento. “Este é um processo permanente, como permanente são as mudanças pelas quais uma cidade passa ao longo dos anos”.