III Parada Pedagógica lota Centro Cultural e supera expectativas

A Prefeitura Municipal de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no último dia 13, a 3ª edição da Parada Pedagógica com o tema: “Competência e Eficiência no Ofício do Educador”, em Janaúba. O evento contou com mais de 400 profissionais da educação que deixaram repleto o Centro Cultural do Sindicato Rural da cidade.

A Parada Pedagógica contou com várias autoridades, entre elas o prefeito do município, Yuji Yamada, secretária de Educação, educadora Maria Marta Oliveira Santos Dias Guimarães, a superintendente Regional de Ensino, educadora Veraci Jácome de Souza Jácome, o chefe de Gabinete Paulo André Nunes, a palestrante do evento e educadora, Maria das Graças Pedrosa Bettencourt, além de representantes de supervisores pedagógicos da rede de ensino municipal, professores e auxiliares de classe da rede municipal.

Ao abrir os trabalhos na III Parada Pedagógica em Janaúba, a secretária de Educação, Maria Marta agradeceu a presença de todos e enalteceu a relevância do encontro de professores, propício ao debate e discussões que

buscam o aperfeiçoamento e melhor qualidade do ensino. Para a secretária “a educação é sublime”, já que ela é base para criação, construção de um mundo melhor, através do conhecimento. Citou ainda, ao tomar emprestada a observação que integra o método do escritor, Paulo Freire, que estabelece que a “educação é libertadora”, ou seja, tem como foco central o combate acirrado à dominação e opressão dos “desprivilegiados”. Esses podem ser entendidos como os “marginalizados” da sociedade capitalista. Freire acreditava na possibilidade de mudança, do ser humano, enquanto sujeitos inacabados e na conscientização destes sobre sua situação de exploração e dominação diante dos seguimentos mais altos da sociedade.

A parada teve como objetivo de promover o debate e as discussões quanto à gestão dos profissionais da área dentro das escolas por meio da ação, realizada pela secretaria de Educação que mobiliza a equipe gestora e educadores para a troca de experiências e possibilitar a reflexão sobre a prática dos professores no dia a dia dentro do contexto de autoqualificação e autoavaliação.

O Prefeito Yuji Yamada aproveitou o momento para agradecer a secretaria de Educação, bem como, os educadores pela Parada Pedagógica. O prefeito reconheceu a importância da educação na formação do cidadão.

Durante o evento a palestrante convidada foi a educadora renomada, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt. Na oportunidade ela proferiu palestra sobre o tema: “Competência e Eficiência no Ofício de Ensinar”, quando repassou informações e experiências ao público participante, adquiridas ao longo dos últimos anos de sua carreira.

De acordo com a secretária de Educação a Parada Pedagógica, mais uma vez superou as expectativas. Por isso, acredita que tenha agradado a classe dos educadores.