Notícias

Prefeitura inaugura CAPS AD III em Janaúba

A inauguração culminou com a realização do Seminário “Incluir para Cuidar”, que reuniu técnicos da Saúde Mental e autoridades municipais.

FOTO: Secretário de Saúde, Gilson Urbano, Marilena Soares - Coordenadora da Saúde Mental e o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada no momento em que descerram a placa de abertura e início das atividades do CAPS - AD III no município.


JANAÚBA - Foi realizado dia 16 de março último, no Auditório da APAE, o Seminário “Incluir para Cuidar”, onde técnicos da Saúde Mental discutiram o tema abordado com objetivo de incluir á rede e atender a todas as pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas para proporcionar cuidado integral e contínuo aos cidadãos janaubenses e da Região de Saúde. A mesa redonda dos técnicos foi composta pelos seguintes profissionais: Antônio Pinto de Oliveira, Psicanalista, membro do laço analítico, Escola de Psicanálise e Supervisor Clínico Institucional da Saúde Mental do Município de Janaúba; Alcina Mendes Brito, Especialista em Política e Gestão da Saúde e Referência Técnica da Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros; Marilena Soares Araújo, Psicanalista e Coordenadora da Saúde Mental de Janaúba e Fabrício Gonçalves


Costa, Psicólogo e Coordenador do CAPS AD - III. Na discussão do tema foi feito também um breve histórico da Saúde Mental de Janaúba, sendo que Alcina Brito ressaltou a eficiência do serviço.


Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o secretário municipal de Saúde e Gestor do SUS em Janaúba, o sanitarista Gilson Urbano; a Promotora de Justiça da Infância e Juventude janaubense, Vanessa do Carmo Diniz e Ludimila Gonçalves Barbosa, Especiaslista em Gestão de Saúde e Referência Técnica da Região de Saúde Janaúba/Monte Azul, entre outras.


Durante o seminário, o prefeito Yuji Yamada e o secretário de Saúde, Gilson Urbano determinaram á equipe da Saúde Mental que seja ofertado um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários do serviço. A promotora, Vanessa Diniz, parabenizou a equipe de Saúde Mental destacou a importância do CAPS AD para Janaúba e região, visto que mais de 90% das ocorrências criminais estão diretamente ligadas ao uso do álcool e outras drogas.


Presentes também ao evento, Carlos Marques da Silva, Presidente da AFAUSAM (Associação de Familiares e Usuários da Saúde Mental) e Cirilo Figueiredo Monção, Presidente da APAE, além de trabalhadores da saúde e visitantes.


O evento também foi marcado por uma apresentação teatral feita por uma criança e dois adolescentes residentes da UAI (Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil) para dependentes químicos, proporcionou um momento de descontração, no entanto serviu de relexão aos presentes quanto aos riscos abusivo de álcool, sem se esquecer das drogas como o crack.


CARREATA


Após o término do seminário houve uma carreata da APAE até às instalações do CAPS AD - III, localizado na rua Alexandre Pereira, 179, bairro Santo Antônio, nas proximidades da Praça dos Inconfidentes, onde foi realizado o descerramento da placa de abertura e início das atividades, inclusive o ambulatório.