Conferência Municipal debate Direitos da Criança e do Adolescente

O Automóvel Clube de Janaúba recebeu no último dia (25/02), autoridades municipais e membros de vários projetos sociais e da comunidade durante a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi uma realização do Conselho da Criança e do Adolescente em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio da Prefeitura Municipal de Janaúba.

O evento contou com a presença do prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o chefe de Gabinete da Prefeitura Paulo André Nunes, o Secretário Municipal de Promoção Social de Janaúba, Euler Rodrigues dos Santos, a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Isabel Mendes da Silva, Jaime Malta, que na ocasião representou a Promotora de Justiça da Comarca de Janaúba, Vanessa do Carmo Diniz, o representante da Câmara Municipal, vereador Adauri Cordeiro, o

assistente social Gabriel Almeida Damásio, além de alunos de escolas locais, bem como, adolescentes que integram projetos sociais no Município, e entidades parceiras da Promoção Social.

A Conferência que reuniu expressivo público abordou temas voltados aos direitos da criança e do adolescente, como educação, saúde, esporte, incluindo também, políticas públicas de inclusão social.

Durante a Conferência houve apresentação de adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é um serviço ofertado pela Secretaria de Promoção Social, do Residencial Dona Lindu, de valorização cultural e artística. Participaram da apresentação os adolescentes Guilherme, Maurício, Nágia, Macaelle e Valéria.

Na abertura dos trabalhos o secretário municipal de Promoção Social, Euler Rodrigues, agradeceu a presença de todos, ao enfatizar a importâncial social da Conferência no contexto social da criança e do adolescente.

Presente à Conferência, o prefeito Yuji Yamada também agradeceu aos presentes, ao citar o compromisso de sua administração com o social. Admitiu enfrentar dificuldades em administrar pelas limitações financeiras, reflexo da escassez de recurso enfrentada tanto pelo governo estadual, quanto pelo federal. Disse que tem tentado fazer o melhor para a área social, crianças e adolescentes do município. O prefeito falou às crianças e aos adolescentes sobre a importância de estudar mais, ler mais para uma boa formação cidadã e profissional.

Também presente ao evento, o sargento Almir Dias Santos, instrutor do Proerd (Programa de Educação e Resistência às Drogas) da Polícia Militar de Janaúba ressaltou a importância dos direitos da criança e do adolescente – prioridade absoluta, conforme prescreve a Constituição Federal de 88 e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O miilitar que desenvolve relevante trabalho social no município ainda pontuou a importância em investir no adolescente com ênfase nas políticas públicas do poder público e no papel de cada um enquanto sociedade. Finalizando o sargento Almir agradeceu o apoio da Prefeitura de Janaúba frente ás ações do Proerd.

A presidente do Conselho da Criança e do Adolescente janaubense explanou acerca do Regimento Interno do referido Conselho após sua aprovação, que serviu de base para o subisidio das formulações das propostas ali elencadas.

Ainda na oportunidade, houve a formulação de grupos, eleição de delegados entre outras ações que culminaram na realização da conferência.