Prefeitura de Janaúba aguarda repasse do governo federal para retomar pavimentação de ruas

De acordo com o engenheiro civil, Rômulo Fernandes de Souza, que integra a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras, Limpeza e Serviços Urbanos da Prefeitura de Janaúba, o Município aguarda o repasse de recursos pelo governo federal, oriundos de emendas parlamentares e convênios, autorizados em 2014, para retomar e, assim, concluir as obras de pavimentação de 51 vias públicas na cidade.

Ainda, segundo o engenheiro, as obras iniciadas ano passado contemplam ruas na cidade e na zona rural com pavimentação asfáltica. Desse total, ele afirma que metade já está concluída.

O secretário de Obras, Limpeza e Serviços Urbanos de Janaúba, Domingos Pereira (Duzim) informa que a secretaria, com todo empenho do prefeito Yuji Yamada, o maior interessado na conclusão das obras, não tem medido esforços no sentido solucionar o problema e viabilizar o quanto antes a liberação dos recursos. Para tanto, mantém articulação com a Caixa Econômica e o próprio governo federal.

Quanto às obras de asfaltamento das avenidas Brasil e Marechal Deodoro, o engenheiro Rômulo explica que, nesse caso, a pavimentação das vias chegaram a ser licitadas em 2014, porém por conta do período eleitoral as obras não puderam ser iniciadas e a empresa vencedora da licitação acabou desistindo da execução do serviço.

Com isso, não restou ao Município outra alternativa, se não a formalização de um “distrato” com a empresa. Outra providência legal tomada pelo Município, conforme o engenheiro foi proceder o reajuste dos valores que estão sendo submetidos à avaliação da Caixa Econômica Federal, para assim realizar uma nova licitação, o que deve ocorrer até o mês de março.

Além das 51 ruas que constam do pacote de obras anunciadas pela prefeitura, estão em andamento, a construção da cozinha comunitária (espécie de restaurante popular), campo de futebol society no residencial localizado ao lado da Cerâmica Gorutuba, Praça de Esporte e Cultura (PEC), na Vila Isaías, Praça da Juventude que será dotada de espaço multiuso (ginásio poliesportivo e campo de grama sintética), no bairro Veredas, instalações do Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG) praticamente concluídas e, Capsi AD-3, Centro de Referência e Assistência Social (Creas), Centro de Eventos, também no bairro Veredas.

OPERAÇÃO TAPA BURACOS

Diversas ruas da cidade de Janaúba, uma das mais importantes do Norte de Minas, recebem melhorias ao longo dos útimos dias. É a operação tapa buracos que prossegue com o objetivo de atender toda a cidade. As informações são do secretário de Obras, Limpeza e Serviços Urbanos, Domingos Pereira (Duzim).

Entre as vias estão que estão recebendo as intervenções de melhorias em seu tráfego, estão: trecho da avenida Osvaldo Cruz, Avenida do Comércio, Manoel Ataide, Avenida Santa Mônica, Avenida dos Inconfidentes, trecho da Avenida Edilson Brandão (Beira Rio), Avenida Presidente Getúlio Vargas, entre outras. As ações de pavimentação estao sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Obras, Limpeza e Serviços Urbanos, através da referida operação que beneficia trechos de vias importantes que se encontravam ou se encontram com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana. O objetivo, segundo Duzim é reparar imperfeições nas vias, ou seja, os buracos, e, consequentemente melhorar também o tráfego de veículos pela cidade garantindo maior segurança aos motoristas.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, a operação tapa-buracos continua a todo vapor, devendo ser concluída o mais depressa possível.