I Seminário do Empreendedor Individual supera expectativas

Sucesso. Assim pode ser definido o I Seminário do Empreendedor Individual realizado dia 10 de fevereiro, no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba. A observação é do secretário de Planejamento de Janaúba, João Carlos Barbosa Santos. Para ele, o evento superou as expectativas e atraiu expressivo número de empreendedores participantes.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria de municipal de Planejamento, Casa do Empreendedor e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Além da secretaria, Casa do Empreendedor, agora instalada na rua Barão do Gorutuba, 387, centro, antigo Icbeu, o seminário contou com a parceria do Sebrae Janaúba e ainda com a participação de representantes das instituições bancárias, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Adeseg (Agência de Desenvolvimento da Serra Geral) e Acijan (Associação Comercial e Empresarial de Janaúba).

Segundo a organização do evento cerca de 400 empreendedores individuais se inscreveram para o seminário, e deste total pelo menos 350 compareceram ao local do evento, o Centro Cultural. Ali, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre tudo que envolve a área do empreendedorismo, por meio de palestras sobre temas variados e de interesse do empresário, como a declaração anual dos empreendedores, direitos e obrigações junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e linha de crédito bancária.

Para o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o seminário é de grande importância ao público alvo, isto é, os microempreendedores individuais, que para alcançar o sucesso em seus negócios devem sempre perseguir uma meta. Ressaltou a relação de construção dos países a partir das micro e pequenas empresas, o que mostra a importância desses segmentos.

O vice-prefeito, Rodrigo Rodrigues, também prestigiou o seminário e parabenizou o secretário João Coragem, pelo evento que, considera de grande relevância aos empreendedores individuais.

O consultor do Sebrae Janaúba enalteceu a iniciativa do seminário e agradeceu ao prefeito Yuji, secretário João Carlos Barbosa (João Coragem) e a Agente de Desenvolvimento local, Iolanda Barbosa, pelo apoio e incentivo à classe dos empreendedores individuais. Para Jadilson, iniciativas com essa podem representar a criação de centenas de empregos diretos no município.

O consultor ainda deu dicas aos empreendedores, colocando que, para crescer e obter sucesso em seus empreendimentos devem estar preparados, ou seja, capacitados, especialmente em épocas de crise, como a que o país enfrenta no momento.

Desde o dia 24 de julho de 2014, os microempreendedores de Janaúba e toda a região da Serra Geral contam com a ajuda no processo de formalização de  empresas, que inclui desde a capacitação do indivíduo até os serviços que proporcionam ao empresário uma estabilidade econômico-financeira.

A Casa do Empreendedor foi criada através da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Janaúba, com o apoio do SEBRAE.

O seminário foi bastante esclarecedor e tirou dúvidas em relação ao mercado, em que estão inseridos os empreendedores que prestigiaram o referido evento.

Na oportunidade os participantes receberam informações valiosas sobre as atividades do mundo do empreendedorismo individual.

Como convidado do seminário, o empresário Cristiano Mota Carneiro, um dos membros da diretoria da Acijan, reconheceu a importância da iniciativa da Prefeitura e o Sebrae ao falar ao público sobre as vantagens em associar-se á entidade empresarial.

Munick Moreira Lopes, representante do INSS, além de levar muitas informações ao evento, ainda sanou diversas dúvidas levantadas pelos presentes quando explanou sobre a relação microempreendedor individual (MEI) e o INSS.

Também presente ao seminário, o presidente da Adeseg, Zacarias Pereira, parabenizou a Prefeitura pela ação empreendedora, destacando sua relevância para quase dois mil microempreendedores formalizados em Janaúba.

Os representantes dos bancos do Brasil, Nordeste e Caixa Econômica Federal, Éliston Gerado Santos, Marcos Paulo Nogueira Mendes e Paulo Roberto, prestaram informações sobre as políticas de créditos das citadas instituições em diferentes linhas de financiamentos.
Na Casa do Empreendedor de Janaúba todas essas ações são realizadas em um único local. Os empresários passam por uma consultoria do SEBRAE para a avaliação do potencial do projeto. Em seguida o negócio é considerado na sua abertura, o que envolve a escolha do espaço físico, passando também por uma análise dos impactos ambientais e fiscalização sanitária. A obtenção do alvará e credenciamento aos órgãos responsáveis é de suma importância para a conformidade legal da empresa.

O apoio da Prefeitura Municipal de Janaúba traz vantagens ao micro e pequeno empresário local que usufrui dos benefícios da Casa do Empreendedor. A este é dada, além da prontidão para execução do empreendimento, a prioridade pelo município para lhe prestar serviços, que por consequência, trazem grandes vantagens para ambos os lados, de modo que a economia da região seja valorizada, promovendo o desenvolvimento econômico e social de Janaúba.