Novo secretário de Saúde causa boa impressão durante entrevista coletiva

Técnico com vasta experiência em gestão de saúde pública, e dono de invejável currículo, o sanitarista, Gilson Urbano, novo secretário Municipal de Saúde de Janaúba, causou “boa impressão” à imprensa durante entrevista coletiva, na tarde da última segunda-feira, 9 de fevereiro, após assinatura do ato de nomeação e posse, pelo prefeito de Janaúba, Yuji Yamada na mesma data.

Urbano, assume a pasta que antes era ocupada por Lara Jamille Silva Silveira, em razão de afastamento por motivo de saúde.
Durante a coletiva o secretário explanou acerca de seus projetos e os desafios que têm pela frente para promover as mudanças necessárias e melhorias na gestão da saúde do município. Ainda respondeu às perguntas dos representantes da imprensa: Antônio Augusto (Jornal Folha do Norte), Arnaldo Pereira (Jornal Minas Notícias), Antonino Neves Sobrinho - Tonão (Rádio Sociedade Gorutubana), José Ambrósio Parates (Rádio Torre FM) e Júnior Soares (Rádio Onda Norte FM) sobre temas diversos, a exemplo dos dois hospitais da cidade, e o atendimento aos municípios da região da Serra Geral de Minas.
Na oportunidade, Gilson defendeu mudanças na gestão da saúde municipal, através da construção de uma nova agenda, incluindo melhoria da estrutura hospitalar no município, e atendimento ao público. A proposta prevê a criação de uma comissão formada por membros da sociedade para o acompanhamento do funcionamento dos hospitais Regional e Fundajan.
Ressaltou também, a necessidade de se reunir com a sociedade local e os prefeitos da Serra Geral para debater o atual modelo de saúde disponível na região. O debate, segundo Urbano, deverá ainda contemplar discussão sobre a possibilidade da criação de um Consórcio Intermunicipal de Saúde, no próprio Consórcio de Município União Geral, já em atuação.
O novo gestor da saúde colocou a importância de parceria entre a secretaria de Saúde e o Hospital Fundajan - importante prestador de saúde do Município, como forma de se buscar uma articulação maior junto aos governos estadual e federal, onde de acordo com ele, possui bom trânsito político, visando o aporte de recursos financeiros para custeio.
Para tanto, defende a criação de uma agenda política e técnica com representantes da sociedade local e microrregional.
Gilson, também defendeu uma melhor pactuação das contas da saúde do município em relação aos atendimentos ofertados pelo Hospital Regional às prefeituras da Serra Geral de Minas, ou seja, é preciso, segundo ele, que haja um maior comprometimento e responsabilização dos prefeitos conforme o número de pacientes que recorrem à Janaúba em busca atendimento médico. O que não pode, na opinião do secretário é Janaúba continuar pagando essa conta sozinha. Por isso, afirmou que dentro desse aspecto, a prioridade é o atendimento à população janaubense.