Janaúba será palco de Seminário do Empreendedor Individual

A iniciativa será da Prefeitura de Janaúba por meio da Secretaria de municipal de Planejamento, Casa do Empreendedor e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas).

O evento é o “I seminário do Empreendedor Individual”, e acontece dia 10 de fevereiro, no Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba, das 8h as 12h. A Casa do empreendedor está instalada na rua Barão do Gorutuba, 387, centro.

Os participantes inscritos no evento terão a oportunidade de conhecer mais sobre tudo que envolve a área do empreendedorismo, por meio de palestras sobre temas de interesse do empresário, como a declaração anual dos empreendedores e capacitados, direitos e obrigações junto ao INSS e linha de crédito bancária.

Desde o dia 24 de julho de 2014, os microempreendedores de Janaúba e toda a região da Serra Geral contam com a ajuda no processo de formalização de empresas, que inclui desde a capacitação do indivíduo até os serviços que proporcionam ao empresário uma estabilidade econômico-financeira.

A Casa do Empreendedor foi criada através da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Janaúba, com o apoio do SEBRAE.

De acordo com Iolanda Barbosa Nascimento, Agente de Desenvolvimento do município e responsável pelo citado órgão municipal, a unidade em questão oferece aos empreendedores serviços como liberação de alvarás, formalização de MEIS, emissão de notas fiscais para os agricultores familiares, abertura de CNPJ, entre outros, com o objetivo de desburocratizar os processos necessários para a abertura e desenvolvimento de um negócio.

Quem é empresário ou quer abrir uma pequena empresa sabe como é burocrática e sistemática a abertura e formalização de um empreendimento. O desenvolvimento dos projetos empresariais passa por diversas fases até garantir ao empreendedor todos os seus direitos e uma segurança no que se refere ao cumprimento de leis. São serviços que, geralmente passam por vários procedimentos, em muitos lugares.

Na Casa do Empreendedor de Janaúba, todas essas ações são realizadas em um único local. Os empresários passam por uma consultoria do SEBRAE para a avaliação do potencial do projeto. Em seguida o negócio é considerado na sua abertura, o que envolve a escolha do espaço físico, passando também por uma análise dos impactos ambientais e fiscalização sanitária. A obtenção do alvará e credenciamento aos órgãos responsáveis é de suma importância para a conformidade legal da empresa.

O apoio da Prefeitura Municipal de Janaúba traz vantagens ao micro e pequeno empresário local que usufrui dos benefícios da Casa do Empreendedor. A este é dada, além da prontidão para execução do empreendimento, a prioridade pelo município para lhe prestar serviços, que por consequência, trazem grandes vantagens para ambos os lados, de modo que a economia da região seja valorizada, promovendo o desenvolvimento econômico e social de Janaúba.