Janaúba ganha sede própria do SAMU

Até então sediada em imóvel alugado, a base agora tem infraestrutura adequada para proporcionar mais conforto e segurança aos socorristas

Roberta Bertolusci

A base avançada do SAMU Macro Norte no município de Janaúba dá suporte à microrregião da Serra Geral, atendendo 15 municípios e uma população de 265 mil habitantes. Desde 2009 quando foi instalada na cidade, foram mais de 25 mil atendimentos realizados, incluindo ocorrências de acidentes de trânsito na BR-122. Até então funcionando em imóvel alugado, a base agora ganhou sede própria. A construção foi viabilizada pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN) em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Janaúba que doou o terreno, na avenida Militão José dos Santos, bairro Ribeirão do Ouro.

Na tarde da última quinta-feira, foi realizada a inauguração da nova infraestrutura. A cerimônia teve as presenças do presidente do CISRUN, Warmillon Fonseca Braga, do prefeito Yuji Yamada, do vice-prefeito Rodrigo Rodrigues, do deputado estadual Luiz Henrique, do vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso, do presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Paulo Roberto de Oliveira, do comandante do sétimo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Sérgio Ricardo, da representante da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Marlúcia de Fátima, do secretário de saúde do município de Janaúba, Carlos Eugênio, do Superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues, e do padre José Antista que abençoou as novas instalações.

Também estiveram presentes vereadores, representantes de instituições locais, profissionais da secretaria de saúde do município, do CISRUN, da equipe do SAMU Macro Norte que atua na base de Janaúba e do secretariado municipal. O evento contou com a participação da comunidade local.

Composta por uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), a base descentralizada do SAMU em Janaúba possui uma estrutura adequada para o trabalho dos socorristas, de forma humanizada e segura. A unidade contempla câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar, sala de prescrição, sala de desestresse, área para estacionamento e assepsia das ambulâncias.

A atual equipe do SAMU em Janaúba é formada por 27 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 7 médicos.