Notícias

Preservação da natureza é tema de Passeio Ecológico na Praia do Copo Sujo

Por meio de atividades de interação entre Grupo de Convivência de Idosos da cidade e de localidades rurais, aconteceu nos dias 15, 20 e 22 de janeiro o Passeio Ecológico, organizado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras-Norte), na Praia do Copo Sujo, em Janaúba.


O objetivo do evento é fortalecer o vínculo e convivência entre os participantes e ao mesmo tempo propiciar a eles um contato maior com a natureza, saindo da rotina.


Na oportunidade, houve uma palestra ministrada pelo professor Luiz Carlos Oliveira (Luizão), que abordou temas como a história do Rio Gorutuba, preservação e cuidados com o meio ambiente com a participação de cerca de 400 pessoas.


De acordo com Viviane Patrícia Braga Caires - coordenadora do Cras - Norte, o Grupo de Convivência de Idosos se reúne de 15 em 15 dias. Para ela, um dos objetivos da proposta é a busca constante da valorização dos participantes, da família, com foco na autoestima de cada um.


Patrícia informa que o grupo é formado por pessoas de distintas famílias da cidade e de localidades rurais, e conta hoje com cerca de 400 integrantes,


sendo a maioria mulher. Está concentrado, nos bairros Cerâmica, São Lucas, Santa Terezinha, Padre Eustáquio e Veredas, Rio Novo, além das comunidades rurais de Pagéu, Lagoa Grande.


Com a aprovação dos participantes, o Passeio Ecológico encerrou-se na quinta-feira, pela manhã, 22 de janeiro, com vasta programação, incluindo apresentação de artistas do programa Roda de Viola, palestras temáticas sobre meio ambiente, direito dos idosos, direito das mulheres. O palco foi a Praia do Copo Sujo, ambiente propício para integração com a natureza. Também na oportunidade, foi servido aos participantes um reforçado lanche para repor a energia gasta durante o passeio.