Secretário de Obras afirma que Instituto Federal de Educação deverá ser concluído em março

A construção do prédio, do Polo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Janaúba será concluída em março deste ano. Quem garante é o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Domingos Pereira (Duzin). O secretário ressaltou a relevância do instituto para o município e a região, e disse que as novas instalações representam conforto e comodidade aos estudantes, possibilitando a eles um melhor aprendizado.

As obras ocupam a mesma área do imóvel, onde funcionou por vários anos a biblioteca pública e a Associação dos Deficientes de Janaúba (Adejan).

Para o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, essa conquista que, além de representar novos horizontes para quem buscar adquirir conhecimentos e um futuro com melhor qualidade de vida, significa também um reforço à educação técnica e superior do município. Esta ação que a municipalidade está prestes a tornar realidade para os gorutubanos é a soma do resultado de importante parceria entre a Prefeitura de Janaúba e o IFNMG, frizou Yamada.

O prefeito que não mede esforços juntamente, com a secretária de Educação, Maria Marta, para promover no município uma educação de qualidade, não ver a hora do prédio ser concluído e vê-lo tomado de alunos que sonham com um futuro melhor, que essencialmente passa pela educação. O prefeito e a secretária comemoram a instalação do IFNMG na cidade, como forma de incremento do sistema de educação. Com isso, Janaúba que já conta com vários cursos em funcionamento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), as obras em andamento para instalações da Escola Brasil Profissionalizante, segue se estruturando para consolidar-se de vez, como cidade polo em educação na região da Serra Geral de Minas.

O imóvel onde o Polo Avançado do IFNMG será instalado nos próximos meses e, funcionará provisoriamente, foi doado ao Instituto pelo município de Janaúba. Nos próximos anos, o Polo Avançado do instituto será transformado em Campus Avançado, ou seja, em uma nova universidade federal. Para tanto, a prefeitura terá que adquirir uma área que atenda às exigências da Reitoria da instituição para abrigar toda estrutura educacional do instituto, que compõe o objeto da parceria: Prefeitura e IFNGM.

A implantação do instituto na cidade representa ganhos importantes ao processo de crescimento e desenvolvimento do município e região, especialmente no que se refere à educação de qualidade a ser ofertada a estudantes janaubenses e da região da Serra Geral de Minas. Além disso, a instalação do instituto abre novas possibilidades para a qualificação profissional local e regional. Isso, somado aos cursos da UFVJM, já em pleno funcionamento em sede provisória nas dependências do Caic, coloca Janaúba nos trilhos do futuro, o que tornará o município um dos mais prósperos e desenvolvidos nos próximos anos.

CURSOS

Atualmente em Janaúba, o IFNMG ainda possui oferta para os cursos de técnicos em Administração e Informática, ambos no período noturno. Em todos os casos, os cursos são ofertados nas modalidades concomitante (para quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra instituição de ensino) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio), com duração de três semestres. São 40 vagas em cada curso.

Mais informações sobre inscrições para Processo Seletivo (cursos técnicos) podem ser feitas no seguinte endereço: www.ifnmg.edu.gov.br