PREFEITURA LANÇA PROJETO JANAÚBA LIMPA = DENGUE ZERO

O Projeto Janaúba Limpa = Dengue Zero, que nasceu da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo fomentar a participação e a organização da comunidade escolar em torno da coleta seletiva visando a promoção da saúde, a prevenção de doenças como a dengue e outras, a preservação do meio ambiente e a geração de trabalho e renda dos catadores envolvidos.

O desenvolvimento do Projeto, que foi de abril a novembro de 2014, consistiu em uma gincana composta de duas tarefas:

- 1ª tarefa: concurso de estórias em quadrinhos e desenhos relacionados ao tema;

- 2ª tarefa: recolhimento de materiais recicláveis, pelas escolas, com entrega semanal aos catadores da ASCAJ (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos por Janaúba).

Dez escolas participaram da gincana. Cumprindo fielmente com todas as tarefas foram classificadas e premiadas duas escolas: 2º lugar a E. M. Barão de Macaúbas e no 1º lugar o Cemei Neusnária Mendes.

Quanto aos desenhos e estórias em quadrinhos, que geraram uma revistinha, os alunos que tiveram os seus trabalhos em destaque foram: Raiany de Jesus Morais, 3º ano da E. M. Emídio Pereira da Silva, Sabrina Vitória Nogueira Alves, 4º ano da E. M. Barão de Macaúbas, Isadora Pereira da Silva, 9º ano da E. M. Barão de Macaúbas, Tayssa de Jesus, 2º ano, também da E. M. Barão de Macaúbas, Pedro Artur Silva Antunes, 2º período, Cemei Neusnária Mendes e Pedro Silva de Jesus, 1º período do Cemei Mãe Garida.

A culminância do Projeto foi dia 10 de dezembro de 2014, na quadra da APAE, com divulgação e premiação dos vencedores da gincana e contou com a presença do Prefeito Yuji Yamada, da Secretária Municipal de Saúde Lara Jamille Silveira Silva, do Secretário Municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável José Cláudio Viana de Azevedo, das idealizadoras do Projeto Idalice Celestina de Souza Martins, Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social e Mariza Cléia Alves da Cruz Souza, Coordenadora de Educação Ambiental. Também estiveram presentes representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Ambiental, entre outros, catadores da ASCAJ, professores, diretores, pais e alunos das escolas participantes do Projeto Janaúba Limpa = Dengue Zero.

Ao final do evento sete pessoas foram homenageadas como Amigos da Saúde e do Meio Ambiente; a presidente da ASCAJ, Rosa Maria de Jesus, o Conselheiro Municipal de Saúde, Admir Francelino, a professora Aline Cristina, do Cemei Neusnária Mendes, a Diretora Maristela Silveira Costa, da E. M. Ludovina Francisca Pereira, da Comunidade do Jatobá, o prefeito Yuji Yamada, a Secretária Municipal de Saúde Lara Jamille Silveira Silva, e o Secretário Municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável José Cláudio Viana de Azevedo (Cacau).

Os responsáveis pelo projeto ressaltaram e agradecemos a grande parceria de empresas, que muito contribuíram, com o patrocínio de presentes dos alunos e escolas premiadas: Pizzo Acabamentos, Posto Bretas, O Boticário, Gás Rápido, Araújo Supermercado, Varejão do Real, Hilda Papelaria e Aviamentos. Os agradecimentos também se estenderam à APAE por ceder o espaço para culminância projeto.

Ainda de acordo com os organizadores, desenvolver um projeto como esse é promover saúde, prevenir doenças, preservar o meio ambiente, gerar trabalho e renda, consolidar parcerias e formar cidadãos conscientes.