SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

Em Janaúba, a Secretaria Municipal de Saúde realiza, durante todo o ano ações de educação e mobilização junto a escolas, empresas públicas e privadas, para estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão  vulneráveis. E no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, foram realizadas, em todas as Unidades Básicas de Saúde, com participação das equipes da Estratégia de Saúde da Família, ações como: palestra, blitz educativa, caminhada de mobilização, com orientação e distribuição de preservativos.

O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) realiza testes rápidos para detecção do HIV, Sífilis, Hepatite B e C, com resultado em 15 minutos. Ao detectar casos positivos os pacientes recebem toda a assistência necessária. Distribuição gratuita de preservativos também é feita durante todo o ano. A partir do mês de janeiro/2015 será implantado o SAE (Serviço de Assistência Especializada) que contará com uma equipe multiprofissional com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, entre outros profissionais. Para tratamento e acompanhamento dos pacientes que fazem uso dos retrovirais será implantado também a UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos). Qualquer informação sobre o assunto pode ser buscada através do contato direto pelo telefone (38) 3821-1138. As informações são de Idalice Celestina de Souza Martins Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social da SMS - Janaúba.