Notícias

BLUSA GORUTUBANA SE TRANSFORMA EM PATRIMÔNIO DE JANAÚBA

A iniciativa partiu da Coordenadoria Municipal de Cultura, que desenvolve o Projeto Cultura Viva, que ensina como confeccionar a veste

Considerada um dos componentes da história do povo gorutubano, a tradicional Blusa Gorutubana se transforma em patrimônio de Janaúba. A iniciativa é do Projeto Cultura Viva, desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Cultura, que integra a Secretaria Municipal de Educação de Janaúba.  


 


Na última quinta-feira, dia 27 de novembro, foi realizada a solenidade em que certificou 35 participantes do curso de confecção da blusa gorutubana. O evento foi prestigiado pelo prefeito Yuji Yamada e pelo vice-prefeito Rodrigo Rodrigues, bem como, pelos vereadores Adauri Cordeiro e Sérgio Coelho - presidente da Câmara Municipal.  



 


Além das autoridades já mencionadas, também se fizeram presentes os secretários municipais Maria Marta de Oliveira Santos Dias Guimarães (Educação) e Domingos Pereira (Obras e Serviços Urbanos), o chefe de gabinete da Prefeitura de Janaúba, Paulo André Nunes, o coordenador de Cultura Ilidiano Braz Silva (Didi), artesões e outras autoridades.


As formandas do referido curso que ensina a confeccionar a peça, presentearam as autoridades com a blusa gorutubana. O prefeito Yuji que fez questão de participar da solenidade, e aproveitou para parabenizar as formandas pela conclusão do curso, ao ressaltar a importância da blusa gorutuba, agora um patrimônio histórico e cultural de Janaúba.