PM COMEMORA O 5º ANIVERSÁRIO DO BATALHÃO DE JANAÚBA, COM A INAUGURAÇÃO DO SISTEMA “OLHO VIVO”

de instalação das câmeras do sistema de monitoramento “Olho Vivo” implantadas na região central da cidade. Na oportunidade, também foi comemorado o 5º ano de instalação do 51° BPM em Janaúba. A unidade policial que tanto contribui para com a sociedade, possui papel essencial na promoção da segurança pública e dos demais municípios da região da Serra Geral de Minas.
O sistema Olho Vivo está em funcionamento em caráter experimental desde o mês passado e nesse período vem auxiliado o policiamento na prevenção e redução da ocorrência de crimes, e até mesmo possibilitando a prisão de pessoas quando da prática de conduta ilícita.
De Acordo com a Polícia Militar as câmeras do “olho vivo” captam imagens em 360 graus, e podem reduzir entre 35% a 40% a prática de crimes contra o patrimônio. Instaladas na região comercial e financeira de Janaúba, as 16 câmeras filmam, captando imagens 24 horas por dia em todos os ângulos alcançando um raio médio de 300 metros, incluindo o dispositivo de zoom (aproximação de imagem). As câmeras são controladas de uma Central que funciona na sede do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, através de um convênio firmado entre a Prefeitura janaubense e o Governo de Minas.
A instalação do sistema de monitoramento em Janaúba custou ao governo cerca de R$ 1 milhão de reais. A informação é do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel, Márcio Martins Sant`Ana. O comandante Geral da PMMG no estado fez questão de destacar o apoio da Prefeitura, que por meio do prefeito janaubense, Yuji Yamada, possibilitou a assinatura de convênio com o governo do estado o que garante a operação e manutenção do sistema de vigilância na cidade.
Para o prefeito Yuji, a instalação do sistema Olho Vivo na cidade, representa mais segurança ao comércio e á população, que percorre o centro comercial e financeiro de Janaúba, em busca de compras e negócios. Ele espera que com a vigilância das câmeras os crimes possam reduzir e ainda facilitar a apuração de delitos, ou seja, as condutas reprováveis pela sociedade, de indivíduos foram da lei.
A solenidade foi prestigiada foi prestigiada por diferentes autoridades, entre elas, o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant'Ana, o comandante do 51° Batalhão de Polícia Militar de Janaúba, Tenente-Coronel Alexsandro Almeida, prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, promotora de Justiça, Vanessa do Carmo Diniz, Oliveira Müller e Daniel Castro e Melo, prefeito de Nova Porteirinha, Raul Alves da Rocha, vereador e presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Sérgio Ceolho, defensores Públicos, Claudijane Santos Gomes e João Helton Barbosa, José Aparecido Mendes, Presidente do Sindicato Rural de Janaúba, o empresário e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba, Gilberto Teixeira Alves Júnior, entre outras.