Secretaria Municipal de Saúde participa ativamente da Semana de Educação para a vida, e da IX Ação Rotária

De 18 a 21 de novembro de 2014 foi realizada nas escolas de Janaúba a Semana de Educação para a Vida, baseada na Lei nº 11.988 de 27 de julho de 2009. Durante essa semana as escolas buscaram parceria para ministrar conhecimentos não constantes do currículo obrigatório.

A Secretaria Municipal de Saúde participou ativamente com abordagem de diversos temas como: DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Saúde Bucal, Dengue, Chikungunya, Leishmaniose, Doença de Chagas, animais peçonhentos, alimentação saudável, educação sanitária, entre outros. Além da participação dos alunos houve momentos com participação de pais e mães. O evento ainda contou com palestra com diferentes temáticas, a exemplo do Câncer de próstata e câncer de mama, incluindo outras atividades desenvolvidas.

No domingo 23 de novembro, aconteceu a participação da equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde de na IX Ação Rotária. Realizada na Escola. Estadual Luzia Mendes no bairro Dente Grande, as atividades desenvolvidas ofertou de forma gratuita à comunidade, atendimentos, como aferição da pressão arterial, medida da glicemia capilar, atendimento médico, orientações sobre DST’s, saúde bucal, dengue, chikungunya, com exposição de material e vídeos educativos.

Como forma de buscar a conscientização da comunidade do bairro, foi realizado o recolhimento de material no entorno da escola e orientação nos quarteirões vizinhos, fez parte do trabalho preventivo da dengue e chikungunya. Cuidar da beleza também é saúde, por isso graças à parceria com o curso de Estética e Imagem Pessoal da Unopar, o evento proporcionou aos participantes das atividades da Ação Rotária, momento de beleza oferecendo limpeza de pele, massagem facial, entre outras atividades de embelezamento. A comunidade, de maneira expressiva foi presença marcante durante o evento.

Para os organizadores, a semana foi de intenso trabalho e muito produtiva. “Ficamos felizes em colaborar com iniciativas tão importantes para a nossa sociedade. E acreditamos cada vez mais na força transformadora de um mundo melhor a partir dos trabalhos em parceria”, disse otimista, a coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social de Janaúba, Idalice Celestina de Souza Martins.