Notícias

Prefeito e secretária de Educação visitam obras da UFVJM

Apoiadores incondicionais da educação e claro, da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), o prefeito Yuji Yamada e a secretária municipal de Educaçãodomunicípio de Janaúba, Maria Marta Oliveira, visitaram na tarde do último dia 21, o canteiro de obras onde são edificadas as futuras instalações do Campus Universitário da Federal deJanaúba, na microrregião da Serra Geral de Minas.


A visita às obras da UFVJM aconteceu quando Yamada e a educadora retornaram da Escola Municipal Francisco Sá, na comunidade de Barroquinha, onde se encontraram com o estudante Sandro Lúcio de Castro, que conquistou a medalha de ouro da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).


 Na oportunidade em que visitou as obras do Campus Universitário janaubense o prefeito e a secretária de Educação ficaram impressionados com a grandiosidade da construção. Eles foram recebidos pelo mestre de obra, João Farias Vieira (China), que informou que a previsão para término da construção do pavilhão de aulas e da biblioteca deverá acontecer até o meio do ano que vem.


Para tanto, o canteiro de obras conta com 109 operários, funcionários contratados da FM Engenharia, cidade de Teófilo Otoni.


A vinda da universidade para Janaúba representa a realização de um sonho para inúmeros estudantes que antes, eram obrigados a buscar os cursos ofertados na UFVJM em outras cidades.
Isso significa que, Janaúba está dando mais um importante passo rumo à consolidação, como novo município polo em educação e conhecimentos na região Norte de Minas, posição que, atualmente é liderada por Montes Claros.
Em fase de implantação no município a UFVJM já é uma realidade, e graças ao empenho do prefeito Yuji e da secretária municipal de Educação, Maria Marta Oliveira, enfim, de toda sua equipe de governo, possibilitou investimento com recurso na execução da obra de adequação das instalações do Caic, o que permite o funcionamento da universidade no local até que o Campus Universitário fique pronto.
            As futuras instalações do campus da UFVJM em Janaúba estão localizadas em uma área às margens da BR-122, saída para Montes Claros, próximo ao acesso à Barragem do Bico da Pedra.


AUTORIZAÇÃO
A autorização para criação, instalação e o funcionamento da UFVJM em Janaúba, partiu da presidente reeleita do Brail, Dilma Roussef, em atendimento ao pedido do então prefeito à época, José Benedito Nunes Neto (PT), por intermédio do deputado federal, Leonardo Monteiro(PT). O feito presidencial é resultado do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior no Brasil do governo federal.


O prefeito Yuji, bem como toda a sua equipe que compõe a administração “Novos Caminhos” tem dedicado total e irrestrito apoio a esse relevante projeto educacional.
Com a implantação do campus da UFVJM Janaúba o município passa a se destacar ainda mais na microrregião da Serra Geral de Minas, como polo irradiador de conhecimentos. Assim, detém um cenário favorável à educação, geração de emprego e renda, aliados fundamentais para o processo de crescimento e desenvolvimento que projetará Janaúba como uma cidade do futuro, com oportunidades de formação de novos cidadãos profissionais nas diversas áreas do conhecimento, o que tornará o município especialista na prestação de serviços e mão de obra qualificada.


Com a criação da UFVJM, 8 cursos de graduação foram autorizados: Engenharia de Minas, engenharia Metalúrgica, engenharia de Materiais, engenharia Física,  Química Industrial e Bacharelado em Ciências e Tecnologia.