Notícias

ESTUDANTE JANAUBENSE É “MEDALHA DE OURO” NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - OBA

O aluno da Escola municipal Francisco Sá (Barroquinha), venceu a olimpíada, ao disputando o título de campeão com quase 800 mil participantes de todo o país

 “Um país se faz com homens e livros”. A inteligente frase é do escritor, Monteiro Lobato, uma alusão a um país que só é completo com plenas condições que permitam alcançar crescimento e desenvolvimento, quando sua população tem acesso à educação de qualidade.


De olho nesse contexto, e mirando num futuro próspero, a Prefeitura de Janaúba, através da Secretaria Municipal de Educação, vem investindo cada vez mais na educação. As ações visam melhorar os indicadores, perseguindo metas que possam elevar a qualidade do ensino público da rede municipal, além de apoiar a educação em outros níveis, como o superior que recebe atenção especial da atual gestão, tomando por base, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e o Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais - IFNMG, que juntos oferecem cursos técnicos e de graduação em instalações provisórias adaptadas pela prefeitura nas dependências do Caic, no bairro Veredas, até que as respectivas sedes sejam concluídas. 


Prova de que a educação em Janaúba recebe atenção devida da administração municipal, está nas ações que vêm sendo executadas ao longo da gestão do prefeito, Yuji Yamada, o que implica em melhorias das escolas, possibilitando a professores e alunos melhores condições de trabalho e aprendizagem.


Graças a essas ações da municipalidade que tem como parceiros a Secretaria Municipal  de Educação, alunos e educadores, importantes resultados vêm sendo alcançados, possibilitando que alunos como o estudante, Sandro Lúcio de Castro, do 9° ano, 14 anos, da Escola Municipal Francisco Sá, da comunidade de Barroquinha pudesse participar e vencer, uma das mais concorridas olimpíadas de conhecimentos do país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA.


Como prêmio pelo seu elevado desempenho na prova de nível 3, em que obteve nota 8,81, em 10, envolvendo conhecimentos específicos do tema, Sandro sagrou-se campeão, trazendo para a escola municipal Francisco Sá, em Janaúba, a medalha de “ouro”, sonho cobiçado por nada mais, nada menos que 772.257 participantes do país.


Um resultado de “ouro” como o aluno Sandro, só é possível com profissionais comprometidos com o “nobre” ofício de ensinar e formar cidadãos críticos, e conscientes de seu papel transformador na sociedade em que vivem, como exemplo da professora, Silvana Maria Santos, que preparou o estudante campeão.


De acordo com a educadora Silvana, a participação destacada do vencedor da OBA, significa muito para a escola, e também representa a valorização de seu trabalho que inclui além dos conhecimentos em sala de aula, atividades extraclasse, relacionadas ao conteúdo da matéria cobrada na prova da olimpíada. 


A diretora da escola municipal Francisco Sá, Edna Silva Soares, ao receber no referido estabelecimento o prefeito Yuji Yamada e a secretária de Educação Maria Marta enalteceu o trabalho da professora Silvana, pelo excelente desempenho do representante gorutubano na OBA. Edna parabenizou ao estudante Sandro pela conquista, e agradeceu ao chefe do executivo e a secretária, pelas obras de melhorias do prédio da escola.


A SECRETÁRIA, MARTA, reconheceu a importância do trabalho da professora para o sucesso do aluno, Sandro na olimpíada OBA, e destacou ainda a atuação dos demais profissionais que compõem o corpo docente do citado estabelecimento de ensino.


O PREFEITO YUJI, também parabenizou a educadora e o estudante pela medalha de ouro da referida olimpíada. O gestor público e a secretária prometeram continuar se esforçando para aplicar cada vez mais recursos na educação por acreditarem, que esse é o único caminho para alcançar conhecimento e uma melhor qualidade de vida.


Fonte: (Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Janaúba).