INSTALAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL EM JANAÚBA SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 21

serviços da Justiça Federal em Janaúba, através da Subseção Judiciária, vinculada ao TRF1 (Tribunal Regional Federal 1ª Região).
A solenidade de instalação Subseção Judiciária, uma extensão da Justiça Federal de Minas Gerais, será realizada dia 21 de novembro, as 15h 30 minutos em doismomentos, em endereços distintos, Câmara Municipal e, em seguida na sede da Subseção Judiciária, na rua São João da Ponte, 1332, bairro São Gonçalo, onde haverá o descerramento da placa inaugural, na conforme programação do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1).
As informações são do presidente do TRF1, Desembargador Federal Cândido Artur Medeiro Filho e do Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Minas Gerais, Juiz Federal MiguelÂngelo de Alvarenga Lopes, que deverão estar presentes na solenidade.
Mês passado,as assessoras da Diretoria do Fórum da Justiça Federal de Minas Gerais, Claudete Grossi e Renata Pimenta visitaram o prefeito de Janaúba Yuji Yamada. Durante reunião elas discutiram com o prefeito a organização da solenidade de inauguração da Subseção Judiciária janaubense.
A instalação da primeira Vara da Justiça Federal de Janaúba foi criada pela criada pela Lei 12.011/2009 e Resolução CJF ( Conselho de Justiça Federal 102/2010).
A VF a ser instalada na cidade será Única Geral com JEF (Juizado Especial Federal) Adjunto, Cível e Criminal, ou seja, com competência mista, neste caso, processando e julgando causas cíveis e criminais com valores de até 60 salários mínimos.
O ENDEREÇO DAS FUTURAS INSTALAÇÕES DA JUSTIÇA FEDERAL EM JANAÚBA SERÁ NA RUA SÃO JOÃO DA PONTE, 1.332, BAIRRO SÃO GONÇALO.

CONCURSO PÚBLICO
Quanto aos servidores da Justiça Federal que atuarão na Justiça Federal em Janaúba, segundo Claudete Grossi e Renata Pimenta, parte das nomeações para ocupar as funções na citada vara ocorrerão por remoção e por meio de concurso público.
GANHO
Ainda de acordo com as referidas servidoras da JF de Minas Gerais, a Subseção Judiciária da Justiça Federal de Janaúba representa relevante ganho para o município e região, o que significa a interiorização do trabalho da Justiça federal nesta parte do estado, facilitando também a atuação de advogados e todos operadores do direito.

PARA O PREFEITO YUJI YAMADA a instalação da primeira Vara da Justiça Federal no município, representa avanço para Janaúba e a região da Serra Geral de Minas. Para Yamada a expansão do Judiciário na cidade só vem somar ao crescimento que Janaúba experimenta hoje, pavimentando caminho para se tornar o segundo polo universitário do Norte do estado, ficando atrás somente de Montes Claros. “A chegada dessa Vara Federal significa uma grande melhoria para o município e vai ajudar a combater o crescimento da violência, da corrupção e dos crimes relacionados às drogas”, ressalta o prefeito.

POLÍCIA FEDERAL
Com a instalação da Justiça Federal em Janaúba, a vinda de uma Delegacia da Polícia Federal, para atuação na investigação de crimes afetos à competência da citada Vara, no município deverá ocorrer em breve.

ACESSO À JUSTIÇA
A Justiça Federal de Janaúba irá atender às demandas local e regional; facilitar o acesso à Justiça que é um direito garantido na Constituição Federal de 1988. O princípio pressupõe a possibilidade de que todos, indistintamente, possam pleitear as suas demandas junto aos órgãos do Poder Judiciário.