Secretaria Municipal de Saúde cria barreira contra dengue e chikungunya

Com a dengue bastante controlada no município de Janaúba, a grande preocupação também, agora, é impedir a chegada da Febre Chikungunya. A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida pelos mosquitosAedes aegypti e o Aedes albopictus. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa, chegando nos países da América, também no  Brasil.

Tendo casos suspeitos na região de Montes Claros e com a chegada do período chuvoso, a Vigilância em Saúde de Janaúba, Dirigida pelo Diretor Antonino Neves Júnior, articula ainda mais, através dos setores de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, para o controle da Dengue e da Chikungunya, entre outras.

No dia 06 de novembro foram entregues, aos agentes de controle de endemias, 71 kits compostos por bolsas, calças e camisetas para que melhore cada vez mais o trabalho dos agentes, que tanto contribuem para o controle e combate dessas doenças. Com o uniforme e bolsa que identificam esses profissionais, facilita a parceria com a população, que se sente mais segura em receber a visita dos mesmos.

A Secretária Municipal de Saúde, Lara Jamille Silveira Silva, agradece e pede cada vez mais a colaboração de todos no sentido de destinar corretamente o lixo, entregando para a coleta, não deixar água parada em recipientes abertos, além de outros cuidados. Dessa forma evitamos a Dengue, a Chikungunya e muitas doenças. Assim, espera a secretária, criar barreira para impedir a entrada das citadas doenças no município.