Prefeitura de Janaúba investe em ações de limpeza e preservação ambiental

Pontos turísticos, como praia do Copo Sujo e Caiçara, passam por revitalização

Roberta Bertolusci

Manter a cidade limpa é um dos desafios para quem governa e não basta só vontade política depende muito da colaboração e apoio dos munícipes. Este desafio está sendo enfrentado pela Administração “Novos Caminhos” que dispensa atenção especial para a limpeza urbana e conservação de pontos turísticos de Janaúba. Uma das ações com esta finalidade foi a operação de revitalização na praia do Copo Sujo.

O setor municipal de Serviços Urbanos em parceria com o de Meio Ambiente realizaram um arrastão, às vésperas do feriado de Carnaval, para recolhimento de lixo e entulhos nas margens do rio Gorutuba. Foi quase uma semana inteira de trabalho intenso utilizando caminhões, caçambas e uma equipe com mais de 30 servidores para limpar a praia do Copo Sujo e o Caiçara, locais de lazer e turismo na cidade.

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente do município, Kelly Thatiane Souza Oliveira, foi necessária uma força-tarefa para retirar toda a sujeira e revitalizar as margens do rio e vegetação. Segundo ela, Janaúba é privilegiada com belas paisagens naturais que precisam ser bem cuidadas e conservadas. “A nossa intenção é a preservação ambiental, garantindo um espaço agradável para a população passear e se divertir, além de ser uma ótima opção para turistas”, avalia a coordenadora ao dizer que o resultado das ações de limpeza pode ser visto e sentido, principalmente, pelos frequentadores da praia do Copo Sujo e do Caiçara.

Para o coordenador municipal de Serviços Urbanos, Geraldo Donizet, os mutirões de limpeza são importantes, mas é fundamental que os cidadãos façam a sua parte. “O projeto Cidade Limpa depende do envolvimento de toda a comunidade”, conscientiza.