SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA A SEMANA DA SAÚDE BUCAL EM JANAÚBA

A saúde bucal é fator importantíssimo e reflete diretamente na saúde de todo o corpo. Com objetivo de levar informação, entretenimento, valorizar os profissionais da área e mobilizar a todos, especialmente moradores de bairros periféricos da nossa cidade, para os cuidados necessários na prevenção de doenças bucais, a equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, realizou de 20 a 25 de outubro de 2014 a I Semana da Saúde Bucal. Nos cuidados com a boca foi enfatizada a importância de se consultar periodicamente o cirurgião dentista, também para a detecção precoce do câncer bucal.

Na programação foram realizadas diversas ações: dia 20 de novembro, blitz, com distribuição de material e brindes educativos, na Praça Rômulo Sales, para divulgação da   I Semana da Saúde Bucal e do projeto Janaúba Feliz Sorrindo com Saúde. Dia 21, houve palestras, diagnóstico bucal, com ênfase em câncer bucal, sorteio de cestas odontológicas e cama elástica para as crianças do CEMEI Isabel Maria de Jesus e da Escola Estadual Cecília Maria de Jesus, no bairro Algodões. No dia 22, as atividades foram as mesmas, com participação de moradores e alunos da Escola. M. Américo Soares de Oliveira, no bairro Barbosa. Já no dia 23, todo o trabalho foi voltado aos alunos da APAE. Já no dia 24, culminou-se o projeto com divulgação e premiação dos alunos participantes do Concurso de Poesia com o tema: ‘Janaúba Feliz Sorrindo com Saúde”, que teve como vencedora a aluna, Éllen Tanívia Alves Ferreira - 3º ano, que tem como  professora, Lucilene de Jesus, da Escola M. Ludovina Francisca Pereira da comunidade de Jatobá, com o tema:Higiene Bucal. E no dia 25 foi a vez comemoração do Dia do Dentista.

O evento de culminância aconteceu na quadra da APAE  e teve participação de diversas escolas com presença de alunos, pais, professores e diretores. A equipe da Saúde Bucal se fez presente e muitas autoridades, como o prefeito Yuji Yamada, o vereador e presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal Carlos Isaildon Mendes, ainda o vereador Adauri Cordeiro, a Secretária Municipal de Saúde Lara Jamille Silveira Silva e o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Domingos Pereira da Silva, a Coordenadora da Saúde Bucal Caroline D’Angelis, Admir Francelino, representando o Conselho Municipal de Saúde, o presidente da APAE, Cirilo Figueiredo Monção e a diretora, Railda Rosa de Oliveira, entre outros participantes. Durante o evento foi apresentada, por Isabella e Peterson, ambos alunos da professora Edinilva da APAE, uma dança entitulada “Superação”, que sensibilizou e encantou todo o público. Em seguida aconteceu a divulgação e premiação dos primeiros quatro lugares do concurso de poesia, que ficou assim definida: 4º lugar, Edna Santana dos Santos,  aluna da E. M. Barão de Macaúbas, Jacarezinho, premiada com uma cesta odontológica, 3º lugar, Tiago Souza Siqueira Alves, aluno da APAE, premiado com um kit composto de agenda e calculadora, patrocinado pelo cirurgião dentista Dr. Eustáquio Guimarães, 2º lugar Carlos Augusto Pires Santos, aluno da Escola. Estadual Euclides da Cunha, premiado com um aparelho celular patrocinado pelo representante da Associação Brasileira de Odontologia, em Janaúba, cirurgião dentista Dr. Daniel Parrela. O 1º lugar, Éllen Tanívia Alves Ferreira, aluna da E. M. Ludovina Francisca Pereira, da Comunidade Jatobá, premiada com um aparelho celular patrocinado pelo presidente da Câmara Municipal e cirurgião dentista Dr. Sérgio Henrique Coelho.

A I Semana da Saúde Bucal em Janaúba, foi um grande sucesso, graças a parceria de toda a equipe da Saúde Bucal juntamente com a Seção de Educação em Saúde e Mobilização Social, PSF, APAE, PELC, todas as escolas participantes, patrocinadores, entre outros, a quem os organizadores da iniciativa agradeceu.

POESIA DO 1º LUGAR.

Higiene Bucal

Éllen Tanívia Alves Ferreira - 3º ano

Professora: Lucilene B. de Jesus

E. M. Ludovina Francisca Pereira

Comunidade: Jatobá

É importante o que agora vou dizer,

Cuide dos dentes estou falando com você.

Para ter saúde e dentes bonitos,

Escovar os dentes é o que se deve fazer.

Melhore a sua higiene bucal,

Para isso tem escova e fio dental.

Perto de mim com mau hálito,

Me desculpe eu passo mal.

Ficar sem escovar os dentes,

É coisa do passado,

Você é inteligente, não seja lesado,

É muito mais saudável, ter os dentes tratados.

Você pode até me chamar de louca,

Mas sinceramente,

A verdade é que a saúde,

Começa pela boca.

Não sabe cuidar dos dentes?

Vou te dar uma pista,

Consulte regularmente,

O seu dentista,

Você pode até

Ter a vida sedentária

Mas tem que cuidar

Da arcada dentária,

Não importa sua faixa etária

Escove corretamente

A arcada superior e também a inferior.

Se não escovar direito,

Pode sentir muita dor.

Deixe a preguiça de lado,

É muito feio dente estragado.

E muito bonito dente tratado.

Falando sério,

É muito prazeroso,

Conversar com pessoas

Que tem hálito gostoso.

Abra os olhos

Não seja palhaço.

Escove bem os dentes,

Eles não são feitos de aço.

Deixo aqui o meu recado final,

Escove bem os dentes.

Não seja como um animal