SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL DE SAÚDE, ADEREM À CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”, EM JANAÚBA

Outubro foi o mês escolhido para intensificar os cuidados contra o câncer de mama. Daí a campanha conhecida como “Outubro Rosa”.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o resultado é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Com objetivo de detectar o mais precocemente possível essa doença e tratá-la com maior eficiência, a Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde já iniciaram as atividades em Janaúba.

No mês de setembro foram realizadas em uma Unidade Móvel (ROSA) na Praça Maurício Augusto de Azevedo (Praça da Catedral) 240 mamografias somadas a mais 120, em parceria com o SESC. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde janaubense, que vem realizando importante trabalho nesse sentido a fim de criar uma maior conscientização sobre os cuidados com a doença entre as mulheres.

Durante o mês de outubro através da Campanha “Outubro Rosa” estão sendo disponibilizadas 1.200 mamografias para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

No dia 08/10/2014, como atividade dessa campanha foi realizada uma tarde de conscientização com um grupo de mulhers do bairro Dente Grande. Palestra, distribuição de panfletos, sorteio de brinde e uma alimentação saudável fez parte de um momento de Educação em Saúde e mobilizou voltado a todas as participantes para a realização do exame de mamografia, sendo a melhor forma para detectar o mais precocemente possível o câncer de mama. As atividades continuarão durante todo o mês de outubro