Notícias

O Dia 10 de Outubro é marcado pelo Dia Mundial da Saúde Mental.

Este dia foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com sofrimento mental. É necessário que haja conscientização social em relação às doenças mentais no sentido de diminuir a exclusão e preconceito sobre as pessoas que manifestam tais sintomas, pois estas atitudes não contribuem para a melhora do quadro apresentado e superação dos obstáculos.


A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e proporciona cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS, CAPSi e CAPS AD), Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAi), Consultório na Rua e os Leitos de Atenção Integral (em Hospital Geral).


Em Janaúba temos os serviços: CAPS, CAPSi, UAI, Consultório na Rua e 06 leitos psiquiátricos no Hospital Regional. O CAPS AD (para tratamento de álcool e outras drogas) será inaugurado ainda esse ano.


“NÃO HÁ SAÚDE SEM SAÚDE MENTAL!!! JUNTE –SE A ESTA CAUSA QUE TAMBÉM É SUA”.