SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SESC CONCLUÍRAM O PROJETO MEDSESC MAMOGRAFIA COM MUITO SUCESSO!

O Projeto que iniciou-se dia 10/09/2014 e se estendeu até o dia 26/09/2014, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o SESC e muitos outros colaboradores teve como objetivo melhorar o acesso ao serviço de saúde, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia, como saúde preventiva e curativa com diagnóstico precoce por imagem. Foram realizadas em uma Unidade Móvel na Praça Maurício Augusto de Azevedo (Praça da Catedral) 120 mamografias e 160 ultrassonografias além de oficinas educativas com orientações sobre: câncer de mama e útero, orientação nutricional, saúde bucal, DST’s, dengue e leishmaniose, prevenção de álcool e outras drogas, validade e conservação dos alimentos, entre outras.

A conclusão do Projeto ocorreu no dia 26/09/2014, das 8h00min ás 12h00min com a presença de autoridades: o Prefeito Yuji Yamada e o Chefe de Gabinete Paulo Nunes, a Secretária Municipal de Saúde Lara Jamille Silveira Silva, bem como muitos secretários, a equipe do SESC, representantes de outros colaboradores, Juliana Veloso, Assessora de Comunicação da Santa Casa de Montes Claros, que também foi parceira nesse trabalho. Foram entregues os laudos dos exames, sendo que uma equipe do serviço de oncologia da Santa Casa esteve presente acompanhando os resultados, quando acolheu 01 caso e encaminhou para avaliação e tratamento necessário. A grande atração foi o “Dia da Beleza” com massagem corporal, limpeza de pele entre outras atividades. Houve sorteio de vários brindes. Contamos com a parceria da ACIJAN, da UNOPAR e outros colaboradores. Trabalhos educativos e aplicação de vacinas também foram realizados nesse dia. Para valorizar a cultura e promover a inclusão social, um grupo de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência do CRAS Rural da Vila Nova dos Poções, que também fazem parte da Associação de Quilombolas, apresentou uma dança típica: o batuque, que animou muito contagiando todo o público presente! Foi montada uma belíssima mesa de alimentos, que além de decorar o ambiente serviu como um lanche saudável para os participantes.

Percebeu-se nesse Projeto muita parceria que promoveu saúde e a cultura de paz e não violência preveniu agravos e proporcionou melhor qualidade de vida á população.