Servidores aprovados em concurso público da Prefeitura tomam posse

O Prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, assinou na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, o termo de posse a 91 professores aprovados em concurso pública da Prefeitura do município de Janaúba. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal. O prefeito deu boas vindas aos aprovados após o ato de assinatura do termo de posse que torna os novos servidores funcionários públicos desse município.

Prestigiam a solenidade de posse a secretária municipal de Educação, Maria Marta Guimarães, que também deu boas vindas aos colegas de profissão que passam a integrar o quadro de funcionárias da Secretaria de Educação, o secretário municipal de Planejamento, João Carlos Barbosa Santos, o João Coragem, além do diretor da Secretaria Municipal de Administração, Ramon Alexandre Araújo, que à ocasião representou o secretário de Administração, José Maria da Silva, que não compareceu à sessão pública de posse por motivo de um procedimento cirúrgico oftalmológico.

A solenidade contou ainda com as presenças dos vereadores Adauri Cordeiro, membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e Sebastião Freire Brito.

Os professores empossados são habilitados para o concurso público para provimento de cargo efetivo de Professor Educação Básica II (PEB II).

O concurso público da Prefeitura desse município foi realizado em 2013, após ter sido suspenso na gestão anterior, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) por falhas no edital elaborado pela Cotec - Comissão Técnica de Concursos da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros em maio de 2012. O concurso público foi homologado em janeiro deste ano, pelo prefeito Yuji Yamada - gestão (2013/2016).

Os 91 professores empossados fazem parte da primeira etapa dos servidores que ingressam na administração pública municipal.

Para a segunda etapa, já foram convocados mais 107 aprovados para diferentes áreas da administração pública, e de acordo com a secretaria de Administração Municipal, eles teriam até o dia 3 de outubro para apresentar a documentação legal exigida.

Já para a terceira etapa, a Prefeitura irá convocar mais 156 aprovados para assumir seus respectivos cargos o que poderá ocorrer até o fim do ano.

Para o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, a posse dos candidatos aprovados representa segurança financeira, e estabilidade no serviço público. Ele declara que, tão logo foi homologado o concurso em sua administração, tem trabalhado sem medir esforços para, assim, garantir aos aprovados, o direito adquirido, que é uma garantia constitucional.

De acordo com o secretário de Administração, Fazenda e Recursos Humanos, José Maria da Silva, através da posse, o Município cumpri determinação legal, respeitando o direito de das pessoas que estudaram e conquistaram a aprovação no concurso. O secretário explica que, tão logo sejam empossados os aprovados serão, imediatamente efetivados em suas funções.

Maiores informações no www.janauba.mg.gov.br ou pelo telefone, 3821-4009, na Secretaria Municipal de Administração.