Notícias

Blitz educativa percorre vários pontos de Janaúba

Profissionais da saúde levam orientações com foco na prevenção à Aids e DST

Roberta Bertolusci


Enquanto muitos aproveitaram o feriadão de Carnaval para se divertir e relaxar em áreas de lazer em Janaúba, uma equipe de saúde do município percorreu vários pontos da cidade levando informação e orientações voltadas para a prevenção da Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O trabalho de conscientização e promoção em saúde foi realizado durante os quatro dias de Carnaval, de 9 a 12 de fevereiro. Sob coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que funciona na Unidade de Saúde Zacarias Farias, a mobilização faz parte do Programa Municipal DST, Aids e Hepatites Virais.


Vários profissionais da saúde participaram da blitz educativa que passou pelos principais pontos turísticos da cidade, como praia do Copo Sujo, Caiçara, barragem Bico da Pedra, restaurantes e bares tradicionais na sede do município. Foi feito um trabalho de panfletagem e orientação sobre os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Mais de 10 mil panfletos informativos foram entregues. Outra ação foi a distribuição gratuita de 15 mil preservativos (masculino) e 200 (feminino).


As atividades envolveram a coordenação de Vigilância Epidemiológica, a Atenção Primária à Saúde, servidores da Secretaria de Saúde e da Farmácia Central. Agentes de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos somaram forças nesta iniciativa com foco na educação em saúde para prevenir doenças.


A população também recebeu esclarecimentos sobre como realizar o teste rápido para HIV e hepatites virais. Os serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento são desenvolvidos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) que funciona nas dependências da Unidade de Saúde Zacarias Farias, localizada na rua João Pessoa, no bairro Saudade. Os testes são realizados, de forma rápida e gratuita, e a comunidade conta ainda com orientações e material informativo.


O Centro de Testagem e Aconselhamento desenvolve ainda palestras, trabalhos educativos nas escolas, distribuição de preservativos e acompanhamento de pacientes soropositivos.