PREFEITO YUJI PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO “JUVENTUDE VIVA”

De iniciativa da Promotoria de Justiça de Janaúba, o projeto busca criar oportunidades e novas perspectivas para o jovem

O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, acompanhado do chefe de Gabinete, Paulo André Nunes, do Procurador do Município, Carlos Eduardo Serapião, entre outros assessores, e representantes de vários segmentos da sociedade civil local, do meio empresarial, da imprensa, Defensoria Pública, Prefeitura, Câmara Municipal, Igrejas, Conselho Tutelar, maçonaria, Credigerais, Sebrae-MG (unidade Janaúba), Senac, RAFAH, Secretaria de Promoção Social, Rotary Clube, Sociedade Espírita Alak Kardec, Superintendente Regional de Ensino, Escola Yazigy, Pré-Vestibular Universo e Pré-concursos, Unopar, Favag, Funvale, Polícia Militar, Abrigo Nova Esperança, a juíza Dra. Solange Procópio Xavier – presidente do Fórum, além de outras representações da sociedade, atenderam ao chamamento da promotora de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Janaúba, Dra. Vanessa do Carmo Diniz, para conhecerem uma importante iniciativa da Promotoria de Justiça. Trata-se, do Projeto “Juventude Viva”, que surge com o objetivo de contribuir para a integração sociocultural, e a promoção da cidadania da juventude.

A solenidade de apresentação do projeto aconteceu na manhã do dia 20 de agosto, no Salão de Juri do Fórum da comarca de Janaúba.

Na oportunidade, a promotora destacou a relevância do projeto “Juventude Viva” para a sociedade janaubense. Como justificativa, afirmou que o chamamento à sociedade para recepcionar a citada proposta é o caminho que se vislumbra para salvar os adolescentes, encaminhando-os ao mercado de trabalho, ensino profissionalizante, criando oportunidades e novas perspectivas de futuro para eles, minimizando problemas sociais que envolvem menores em conflito com a lei, no município.

O referido projeto que a promotora espera ser abraçado pela sociedade, conta com a parceria dos promotores de Justiça, Bruno Oliveira Müller e Daniel Castro e Melo - ambos da comarca de Janaúba. Compõem ainda a equipe de trabalho, liderada pela citada promotora, os assistentes: Jayme Burnier Malta e Otaviano de Oliveira Filho - da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público.

Presente ao lançamento do projeto, o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, agradeceu a promotora, Vanessa do Carmo Diniz pela iniciativa dada à sua relevância social para o município, colocando a Prefeitura como parceira do projeto. Destacou a importância da educação integral como meio de ocupar o tempo da criança e do adolescente na escola, evitando, assim, o contato com o mundo da criminalidade, o que gera como consequência atos infracionais e a violência.  O Projeto Juventude Viva estrutura-se como um projeto-piloto da Promotoria de Justiça de Janaúba, e se constitui como uma atividade extensionista a ser desenvolvida em parceria com a comunidade e instituições janaubenses.

Ainda conforme a promotora a proposta de buscar todo esse envolvimento visa a consolidação de um grupo solidário de apoio ao projeto. “Assim, este projeto tem o aspecto de um processo de longa duração que também tem como finalidade contribuir para o conhecimento para intervenção na realidade sociocultural e política da juventude”, explica a promotora de justiça.  Uma vez colocada em prática essa iniciativa, representa um passo fundamental para dar partida à busca de adesão de profissionais de todas e quaisquer áreas, bem como de empresas, escolas, hospitais, enfim, de todos os segmentos da sociedade, para que, diante das carências detectadas durante o levantamento, possa haver a promoção e a integração de jovens e crianças no município de Janaúba.

O referido projeto vai se desenvolver em processo de curta, média e longa duração. Na primeira etapa, após análise de dados da Secretaria de Ação Social, serão definidos os bairros de maior carência, para, em seguida, levar atendimento profissional - médico, dentário, psicológico, além da obtenção de documentos, como CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, a CI - Carteira de Identidade da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, e o Título de Eleitor, expedido pelo Tribunal Regional Federal, dentre outros - através de convênios com entidades locais, com a prestação de serviços na rua ou na praça principal do bairro.

No segundo momento, na reunião de avaliação com as entidades envolvidas, será registrada a contrapartida que cada uma oferecerá para a continuidade do projeto. Como exemplo, o projeto cita: uma Instituição adotará 02 alunos carentes que se destacaram na gincana cultural, concedendo-lhes bolsa de estudo integral para cursar uma determinada escola de idiomas.

A promotora Vanessa do Carmo Diniz, também afirma que a iniciativa, tem ainda como finalidade, propor políticas públicas para integrar as novas gerações, o que é condição necessária para o sucesso do projeto de desenvolvimento que amplie a democracia, a participação social, o potencial científico e tecnológico do país e prossiga com o compromisso de erradicar a pobreza extrema e promover a igualdade.

SEMINÁRIO

Segundo a promotora, dia 10 de setembro, será realizado um Semináriosobre o projeto voltado para a Serra Geral de Minas. Para tanto, o Núcleo de apoio a projetos já está em fase criação com o apoio da Procuradoria  Geral de Justiça de Minas Gerais.

BANDEIRAS

Durante a apresentação do Juventude Viva a promotora de justiça janaubense também elegeu três bandeiras que considera necessidades prementes para Janaúba: construção do Centro socioeducativo para menores, implantação da APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados e a ampliação do complexo prisional que hoje se encontra com superlotação.