Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ADIAMENTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Acerca do adiamento da campanha de vacinação antirrábica, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa:


De acordo com a orientação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em decorrência de dificuldades com os fornecedores de vacina antirrábica canina (VASC), foi necessário alterar o cronograma de entrega em 2014, o que motivou a revisão do período da campanha. O ministério da Saúde fez o comunicado, por meio de ofício, em 27/06/14.


Ainda de acordo com a nota emitida pelo Ministério da Saúde, os estoques serão distribuídos de acordo com critérios epidemiológicos, mantendo a prioridade para locais com risco iminente de transmissão da raiva canina e felina e de difícil acesso na região amazônica e áreas de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.


A expectativa do Ministério da Saúde é que os estoques sejam regularizados a partir de novembro, mas sem data definida. Enquanto isso não ocorre, a Diretoria de Vigilância Ambiental da SES/MG recomenda aos municípios que intensifiquem as outras ações de vigilância do Programa de Controle da Raiva. A SES/MG disponibilizará a vacina antirrábica animal, para cães e gatos, às Secretarias Municipais de Saúde para ação emergencial, caso ocorra algum caso positivo de raiva animal, conforme preconizado pelo Programa.


Assessoria de Imprensa


Secretaria de Estado de Saúde – MG.