JANAÚBA É PALCO DO PROJETO SAÚDE E MEIO AMBIENTE

A iniciativa é da Secretaria de Saúde, Cemei Rosa Mística, Secretaria Municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável, Polícia Ambiental, e outros colaboradores

O Projeto Saúde e Meio Ambiente foi realizado numa parceria entre o Cemei Rosa Mística, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável, Polícia Ambiental, e outros colaboradores.

Entre os dias 21 de julho a 8 de agosto foram realizadas diversas ações. O Projeto foi dividido em quatro temas, sendo que na primeira semana foi discutido sobre o lixo, na segunda semana, plantas e na terceira semana água e dengue. Entre as ações houve palestras, recolhimento de material reciclável como controle ambiental e prevenção da dengue, visita ao galpão dos catadores e doação dos materiais recolhidos,  plantio de árvores, passeio ao rio, desfile ecológico com roupas e acessórios confeccionados com material reaproveitável. O projeto também contou com eleição do rei e a rainha da Sucata e entrega de medalhas aos participantes do referido projeto, identificados como “Amigos da Saúde e do Meio Ambiente”.

Na culminância do projeto houve a participação dos parceiros envolvidos, além de toda a comunidade escolar, inclusive de pais dos alunos.

Como sustentabilidade ao projeto serão recolhidos, semanalmente, os resíduos sólidos, de forma adequada e separados os recicláveis dos não recicláveis, sendo que cada um será destinado corretamente.

“Sabemos que a semente foi lançada, com o conhecimento teórico e prático, e na certeza de que as crianças, pais, educadores e outos participantes desse projeto já cumprem o seu papel de cidadão consciente, acreditamos promover mais saúde e um ambiente melhor para se viver, em tempos quando a participação permanente de todos se torna cada vez mais necessária”, informa Idalice Celestina – coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Secretaria de Saúde municipal de Janaúba.