Carros Fumacê reforçam combate à dengue em Janaúba

Roberta Bertolusci

No último dia 11 de fevereiro, os carros Fumacê começaram a circular por todos os bairros de Janaúba. A equipe de Saúde trabalhou mesmo durante o feriado prolongado de Carnaval.  Com o aumento do número de notificações de casos da dengue no município, o momento é de alerta e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tomou mais uma medida drástica no enfrentamento ao mosquito transmissor da doença. Através da Superintendência Regional de Saúde foram viabilizados cinco veículos do Fumacê para percorrer todas as regiões da cidade reforçando o combate ao Aedes Aegypti.

A orientação para a comunidade é abrir as janelas e portas das residências no horário do fumacê passar (no início da manhã e no final da tarde). Também é preciso acondicionar alimentos em recipientes próprios com tampas; cobrir gaiolas de pássaros; retirar roupas que estiverem em varais e, após a aplicação, trocar água e alimentos dos animais domésticos. Raramente ocorrem problemas por intoxicação com o fumacê, mas, caso tenha alguma reação, o paciente deve ser levado imediatamente para uma unidade de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Janaúba, as ações de mobilização e conscientização continuam sendo desenvolvidas por meio de campanhas, blitz educativa, fixação de cartazes, panfletagem e entrega de material educativo. Outra providência importante é a realização dos mutirões de limpeza para recolhimento de objetos que possam acumular água. O plano de combate à dengue contempla ainda entrevistas em rádios locais, reuniões e palestras em escolas, empresas privadas e instituições, buscando parcerias para ampliar o envolvimento de toda a sociedade civil e segmentos sociais.