SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO CURSO UNIAFRO/UNIMONTES

A Secretaria Municipal de Educação realizou no dia 12 de Julho de 2014, mais uma conclusão do curso de formação continuada UNIAFRO/UNIMONTES. O evento desenvolveu-se nas dependências do prédio do CAIC, no bairro Veredas. Essa qualificação tem como objetivo capacitar educadores para atuação nas questões relacionadas sobre as relações Étnicos – raciais os Ensino de História Cultura Afro-Brasileira e Africana. E mais, ofertar aos mesmos, matrizes que disseminam a valorização e preservação das cultuas afro-brasileiras. É interessante ressaltar que esse curso encontra-se na sua 2ª edição, formando nessa vigência 90 profissionais, provenientes das escolas municipais de Janaúba. A cerimônia de conclusão contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Maria Marta Oliveira Santos Dias Guimarães, a coordenadora do Núcleo de Capacitação, e representantes da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. A festividade contou com danças típicas – batuque dos quilombolas da comunidade Lagoa Grande, apresentação dos multifacetados projetos desenvolvidos pelos cursistas e outras mostras representativas da cultura local e africana. É sabido que a Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido continuamente momentos de valorização e formação de seus profissionais, contribuindo para o crescimento educacional e normatização de suas políticas públicas.

A equipe da Unimontes é formada pela coordenadora Uniafro - Vivian Grasiele Pereira, professora Maria do Socorro, Samara Keila Xavier e Leonardo Xavier. O Núcleo de Capacitação Permanente do SME de Janaúba, por Izaltina Nunes.