Prefeitura e Centro Integrado Viva Vida oferecem exames especializados a população

Entre os exames ofertados, estão o Ultrassom, Mamografia, Cardiologia, Teste Ergométrico, Ecocardiograma entre outros procedimentos médicos

Inaugurado em 2007, o Centro Integrado de referência secundária Viva Vida/Hiperdia denominado "Dom José Mauro Pereira Bastos", de Janaúba tem a importante função de estimular homens e mulheres a cuidarem da saúde. Para tanto, a Prefeitura de Janaúba e a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, através do referido centro presta a população local e de mais 15 municípios da microrregião da Serra Geral de Minas, presta atendimento de média complexidade apresentando-se como elo de integração entre APS (Assistência primária de saúde) e os hospitais.

As informações são de Karla Karoline Dourado, coordenadora do Centro Viva Vida, em Janaúba. De acordo com Karla o Centro realiza serviços de atendimento às áreas de referência com equipas de profissionais capacitados.

Saúde da Mulher

Na saúde da mulher o centro oferece atendimento que incluem serviços de ginecologia/obstetrícia, exames de mamografia e mastologia.

Saúde Homem

Em relação à saúde do homem presta atendimento na área de urologia, além de acompanhamento de DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis) e atendimento a homens com câncer de mama, doença que vem aumentando entre a classe.

Saúde da Criança

Ainda de acordo com informação de Karla Karoline o Viva Vida também dispõe de atendimento pediátrico, e toda assistência a criança de risco.

Com o CVV de Janaúba e microrregião atuando de forma integrada, o Viva Vida ainda conta o Hiperdia - serviço de acompanhamento a pessoas hipertensas e diabéticas de alto risco com serviços em Cardiologia, Referência Técnica em Diabetes e Angiologia. O Centro Viva Vida, também é referência em curativo para pacientes com diabetes de toda a região. Conforme a coordenadora Karla, para isso, esses pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. A atuação dessa equipe multiprofissional também consiste na realização de ações educativas com pacientes, formando grupos.

Amigos do Peito

Dentre as atividades que o Centro Viva Vida está o grupo “Amigos do Peito” – que tem com integrantes pacientes que foram acometidos com o câncer de mama, mulheres e homens, e grupo de adolescentes diabéticos entre outros.

Exames

Exames importantes como Ultrasonografia, Mamografia, Cardiológicos, a exemplo do Teste Ergométrico, MAPA, Holter, Ecocardiograma, Eltrocardiograma, exames esses que desde 2008 não eram ofertados, e em setembro de 2013 passaram a ser oferecidos aos pacientes, como os do Hiperdia, declara a coordenadora Karla. Procedimentos como pequenas cirurgias de Vasectomia, Fimose, Biopsia de mama, inserção de DIU (método anticoncepcional) entre outros também são oferecidos gratuitamente no Viva Vida.

Público assistido

O atendimento que abrange um público de cerca de 270 mil habitantes acontece de segunda a sexta-feira, de 07 as 17h.

A coordenação dos trabalhos do Centro Viva Vida são conduzidos pelo PSF (Programa Saúde da Família), que deve ter suas ações destacadas já que é de suma importância no contexto da saúde primária.

A unidade atende toda a demanda microrregional, o que corresponde a 15 municípios da Serra Geral de Minas, totalizando cerca de 270 habitantes, segundo Karla Karoline.

O Centro Viva Vida em Janaúba, que leva o nome do ex-bispo da cidade, Dom José Mauro Pereira Bastos, representa um avanço na parceria entre a prefeitura janaubense e o governo do Estado, principalmente por atuar numa área essencial, que é o combate à mortalidade infantil, por meio da Saúde da Criança.