CULTURA São João Gorutubano supera expectativa e novamente é sucesso

Novamente, sucesso de público e de organização. Assim, pode ser definido o São João Gorutubano de Janaúba, uma das festividades mais tradicionais do município, e a melhor  festa do gênero da região - uma das melhores de Minas Gerais.

Depois da primeira edição do evento em 2013, na gestão da atual administração festa que coroou com muito êxito o seu resgate aos janaubenses, a Prefeitura de Janaúba, através do empenho do prefeito Yuji Yamada, da Secretária de Educação, Maria Marta e do Coordenador de Cultura, Ney Barbosa, prometeu e realizou este ano mais uma edição do São João Gorutubano ainda melhor.

Segundo Ney Barbosa, a festa que iniciou pelas comunidades rurais de Barroquinha, distrito de Quem Quem e Barreiro da Raiz, com shows musicais todas as noites novamente supera todas as expectativas.

O evento considerado um dos mais tradicionais do município, teve  como palco a Praça da Igreja Catedral, no centro.

A solenidade de abertura aconteceu na sexta-feira, com a presença do prefeito Yuji Yamada, secretários, coordenadores de vários setores da Prefeitura e deputado estadual, Luiz Henrique.  A festa que lotou a praça todas as noites contou com a apresentação das quadrilhas Fôia Seca, Pé-Rapado, Os Maletrosos e a Terceira Idade, de Nova Porteirinha e shows musicais com Baião Tropical, Ró do Brasil e Banda Sala de Reboco, Tony Fernandes e Edmilson Batista, que se apresentou no encerramento da festa que fechou com chave de ouro, deixando saudade.

De acordo com Ney Barbosa, o a expectativa de pública que era de 2.500 pessoas por noite foi superada em razão do sucesso do evento. Barbosa destacou o trabalho dos monitores do Espaço Cultural que durante três meses dedicaram total atenção ao trabalho de decoração da Praça para o São João Gorutubano. Barbosa ainda ressaltou o empenho do prefeito Yuji Yamada, da secretária de Educação municipal, Maria Marta, enfim, toda a equipe envolvida na promoção da festa.

Uma superestrutura foi montada no local pela Prefeitura para que o público curtisse o São João com muita alegria e segurança realizada por homens da Polícia Militar e seguranças particulares.

No local, as barraquinhas com comidas típicas, como pipoca, quentão entre outras delícias que compõem a culinária junina foram uma atração à parte e poucas pessoas resistiram ao que elas ofereciam.