Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação para as trabalhadoras do lar

O trabalho dignifica o homem e a mulher. Mas para exercer bem as suas funções, o trabalhador e a trabalhadora precisam estar gozando de saúde. Com objetivo de capacitar nossas Trabalhadoras do Lar para a prevenção de acidentes domésticos e outras medidas que promovam a saúde, previnam as doenças e proporcionem melhor qualidade de vida a elas, seus ambientes de trabalho e suas famílias, a Prefeitura Municipal de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação, em parceria com o Corpo de Bombeiros e outros parceiros.
A abertura do evento aconteceu na tarde do dia 03 de julho de 2014, no Salão Paroquial da Catedral, foi feita por Lara Jamille Silveira Silva, Gestora do SUS, em Janaúba. Juliana Amélia Mendes, Referência Técnica em Saúde do Trabalhador desejou boas vindas e sucesso ás participantes.
Após apresentação de um vídeo motivacional, Claudionor Ribeiro dos Santos, Enfermeiro, especializado em Segurança do Trabalho e sargento do Corpo de Bombeiros de Janaúba proferiu palestra com tema: Prevenção de Acidentes Domésticos. Em seguida, a fisioterapêuta Maria Aparecida Nunes Bezerra Ananias, falou sobre Postura Corporal Adequada, como prevenção de agravos, nas atividades domésticas.
Como mais de 80% dos focos do mosquito da dengue são encontrados nas casas, esse foi um momento oportuno, também para conscientizar a todos sobre a prevenção a essa doença. Dariosvaldo Mendes da Costa Júnior, Educador em Saúde e Mobilizador Social proferiu palestra com tema: Dengue. E na sequência Mariza Cléia Alves da Cruz Souza, Coordenadora de Educação Ambiental, falou sobre Coleta Seletiva, que além de gerar trabalho e renda aos catadores, também proporciona o destino correto dos resíduos sólidos, sendo uma grande medida na prevenção da dengue e outras doenças.
O Prefeito Municipal, Yuji Yamada e o Chefe de Gabinete, Paulo Nunes compareceram ao evento e após falarem de tão grande importância de momentos como esse, agradeceram a todos e fizeram a entrega de certificados.
Para encerrar o evento foi feito sorteio de brindes, cortesia dos parceiros: Drogaria Compre Certo e Espaço Fisio Corpos. Lara Jamille encerrou o evento agradecendo aos participantes e os colaboradores, como o padre Henrique que gentilmente cedeu o espaço de reunião no Centro Catequético para o evento.