Janaúba pode receber Balcão de Milho da Conab

A instalação desse Balcão representa a garantia de milho subsidiado pelo Governo federal a agricultores de Janaúba e cidades vizinhas

A exemplo do que aconteceu em maio do ano passado, o município de Janaúba poderá receber este ano um posto de distribuição do Balcão de Milho da CONAB - Companhia de Abastecimento nacional do Governo federal.

A informação é do prefeito de Janaúba, Yuji Yamada e do secretário municipal de Agronegócio, José Claudio Azevedo (Cacau). Tanto o prefeito como o secretário, além do vice-prefeito, Rodrigo Rodrigues participaram de reunião na semana passada em Brasília, acompanhados do deputado federal, Saraiva Felipe.

Na oportunidade, a reivindicação pela abertura do Balcão do Milho da Conab em Janaúba foi feito ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelle, que também é conselheiro da companhia federal.

A instalação do Balcão da companhia no município, segundo o secretário é uma forma de amenizar os efeitos da seca entre os agricultores de Janaúba e cidades vizinhas que sofrem com a perda de suas plantações.
De acordo com Cacau Azevedo, secretário de Agronegócio janaubense, durante a reunião em Brasília, Fontelle acenou com possibilidade clara de instalação do posto de distribuição de milho da Conab no município. Ainda segundo Azevedo, caso a reivindicação seja concretizada, a Prefeitura irá alugar novamente a unidade localizada na rua Sinfrônio Cangussu, entre os bairros Padre Eustáquio e Gameleira.

O balcão poderá beneficiar o município de Janaúba e mais 19 cidades vizinhas com a distribuição de milho feita aos agricultores a preço bem mais em conta.

Atualmente a distribuição desse milho na região ocorre em Montes, que sozinho não consegue atender à demanda de todo o Norte de Minas. Em Janaúba, uma vez instalado, esse balcão representa ganho significativo para a classe dos produtores rurais que serão beneficiados.