Notícias

Secretaria de Saúde realiza mais uma edição da Semana da Luta Antimanicomial

Foi realizada de 12 a 19 de maio no município de Janaúba, a IX Semana da Luta Antimanicomial, que nesse ano teve como tema: A Cidade que queremos, Que Seja Feita a Nossa Vontade. A luta, que tem como objetivo conscientizar a sociedade dos direitos das pessoas com sofrimento mental e mobilizar a todos fazendo valer o respeito com esses cidadãos e seus familiares, contou com diversas atividades durante esse período.


 A programação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Saúde Mental e com apoio das demais Secretarias da Prefeitura Municipal de Janaúba contou, no  dia 12  de maio, com uma blitz de divulgação, em vários pontos da cidade. Já dia 13, uma o ruas da região central da cidade foram palco de grande passeata, que partiu do CAPS á Avenida Marechal Deodoro, seguindo pela Avenida do Comércio, Rua Francisco Sá e finalizando na Praça Dr. Rockert, em frente á Prefeitura, onde foi feito um breve histórico do movimento.


A passeata contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a primeira dama  do município gorutubano, Neuza Yamada, vereadores, servidores da saúde, usuários e familiares dos serviços da Saúde Mental.


As informações são de Idalice Celestina de Souza Martins, Coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social.


Com a participaçãpo da fanfarra da E. E. Maurício Augusto de Azevedo sob coordenação de Nelcy Valter Rocha da Fonseca abrilhantando a passeata. Seguimos em todo o percurso chamando a atenção da sociedade janaubense com carro de som, faixas informativas do movimento, apitaço e panfletagem. Os participantes usaram camisetas e adornos nas cores que lembram a bandeira nacional. Com muito sucesso da atividade, o evento contou com a segurança da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da  COPASA que serviu a água ao público.


No dia 14 de maio foi a vez do passeio com os usuários e familiares dos serviços da Saúde Mental, ao Clube ABIP cedido pelo atual presidente, Alisson Freire. Em clima de muita alegria e diversão os participantes, juntamente com os servidores, puderam desfrutar do espaço, que além das opções oferecidas, pelo clube, temos o privilégio das águas do nosso querido rio Gorutuba, onde não somente o corpo, mas a mente e a alma podem revigorar.


Em 15 de maio houve a celebração de um culto, na Igreja Presbiteriana,  participação, com apoio do Pastor Vanderli Rodrigues Barbosa e celebrado por Miralda de Oliveira Santos Coelho e de servidores, usuários e familiares dos serviços da Saúde Mental, entre outros convidados.


Dia 16 foi realizada uma ação “Rua da Saúde” com prestação de serviços como: aferição da pressão arterial, medida da glicemia capilar, orientação sobre dengue, DST’s, distribuição de preservativos, orientação com fisioterapeuta, orientação odontológica, com escovação, exposição de produtos artesanais confeccionados pelos usuários da Saúde Mental e cama elástica, para a criançada. Todas essas atividades foram desenvolvidas á Rua Amazonas, em frente ao Asilo São Vicente de Paula.


18 de maio, dia da luta, houve a missa de ação de graças, na Igreja Nossa Senhora Aparecida celebrada pelo Padre Fábio Júnior Maçal, que ressaltou a importância dessa luta e dos direitos que todos têm de serem respeitados, nas particularidades de cada um.


Concluindo a programação, no dia 19 de maio realizou-se um debate com o Legislativo na Câmara de Vereadores de Janaúba, para discutir sobre o tema: A cidade que queremos, Que Seja Feita a Nossa Vontade, da IX Semana da Luta Antimanicomial, foi bem esclarecido por Marilena Soares, Psicanalista e Coordenadora Municipal da Saúde Mental de Janaúba. Marilena falou da luta e fez uma breve reflexão da Saúde Mental, ao longo do tempo em todo o país, ressaltando o serviço de Janaúba, da sua instituição e evolução em 10 anos de existência, em nosso município. Informou sobre os serviços que compõem a Saúde Mental de Janaúba sendo: CAPS II, o qual atende os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha; O CAPSi e UAI, Referências Microrregional  e o Consultório na Rua. Disse ainda sobre a implantação dos leitos de retaguarda em Saúde Mental no Hospital Regional de Janaúba, nos casos que se fizerem necessários. Falou das políticas públicas que devem ser bem planejadas, no sentido de termos mais segurança, vínculos sociais, institucionais, organizacionais, relação com a natureza, estilo de vida que vão refletir diretamente na saúde física, mental, emocional e na qualidade de vida que queremos e necessitamos. Concluiu com a seguinte frase: Que legado deixaremos para nossos filhos? E para os vereadores ressaltou: Os senhores têm a função de discutir as questões locais, trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborar leis, receber o povo e atender as reivindicações. Depois de bem esclarecido e discutido, os vereadores parabenizaram o serviço e toda a equipe de servidores, colocando o Legislativo Municipal como grande aliado para a melhoria da saúde mental e também outros setores da saúde do nosso município.


A IX Semana da Luta Antimanicomial, em Janaúba foi de muito sucesso e mobilização social ao tema trabalhado, que com certeza obterá frutos de avanço no que tange a saúde mental, considerando o indivíduo como um todo e cidadão que merece respeito e dignidade humana.


A organização do evento agradece a todos os parceiros envolvidos. Além de todos já mencionados a iniciativa também contou com a colaboração  dos seguintes parceiros: Consultório Odontológico (Dr. Marcos Luis Barbosa Júnior), Cupido Modas, Supermercado Amigo, Relojoaria Bastos, Lider 4, Loja Cidara Infantil, Loja Passarela, Loja Super Modas, Loja Plataforma, Gente Nova, Loja Lilia Modas, Janaúba Variedades, Loja Moda Menor, Loja Stylo Tecidos, Relojoaria Aliança, Cacau Show, Água-de Cheiro, Samantha Presentes Loja Evidência, BSW Calçados, Mix Bijuteria, Paty Bijú, Farma Center(Farmacia Popular), Loja Presentear, Cristiante Louças, Loja Visual Modas , Loja Rede Norte , Loja João e Maria, Loja Habitar , Cabala Louças, Supermercado Lider, Supermercado Super Bom, Supermercado Superjan, Autoescola Nanda, Dikão Supermercado, Autoescola Vante, Gêmios Restaurante e Churascar, Comercial Hebano e Maquiagem Daillus - Marilena Soares,Ramon Alexandre - Acorde Músical, Bar’Tatas Distribuidora (Miss Lene), Sorveteria Zorzo, Idalice Martins e equipe.