Notícias

Secretaria de Saúde de Janaúba lança campanha “Carnaval sem Dengue”

Mobilização será marcada por blitz educativa no centro da cidade

Roberta Bertolusci


A praça do Cristo, na região central de Janaúba, foi o ponto escolhido pela comunidade de saúde do município para o lançamento da Campanha “Carnaval sem Dengue”. A mobilização será na próxima sexta-feira, 8 de fevereiro, às vésperas da folia, com a finalidade de sensibilizar a população para a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, inclusive, durante a temporada carnavalesca.


Para marcar a campanha será realizada uma blitz educativa, a partir das 17 horas, na referida praça, com faixas, cartazes, panfletagem e entrega de adesivos voltados para a conscientização através da informação e educação em saúde. Além de escrever o slogan da campanha nos vidros dos carros, a equipe de saúde levará orientações para motoristas, motociclistas e pedestres e, especialmente, para os foliões que devem aproveitar bem o feriado prolongado mas sem deixar que o mosquito “faça a festa”.


A coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social, Idalice Martins, explica que mesmo com o cancelamento do carnaval em Janaúba, ainda acontecem programações isoladas em vários pontos da cidade como clubes, Praia do “Copo Sujo”, lago do Bico da Pedra, dentre outros, e a população precisa estar atenta aos cuidados para evitar a doença. Neste período também aumenta o fluxo de pessoas que viajam. A ação visa ainda orientar foliões a fazerem a limpeza em suas casas, eliminando objetos ou recipientes que possam acumular água, antes de pegarem a estrada.


Em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias, a Secretaria de Saúde do município está aproveitando o período carnavalesco para intensificar os trabalhos de mobilização, através da campanha “Carnaval sem Dengue” que tem o apoio das polícias Militar e Civil (Delegacia de Trânsito).